Entre os destaques cinematográficos que estreiam comercialmente nesta semana, está o premiado “Marte Um” e o atual e importante “O Debate”, que terá uma sessão especial na sede da Mídia NINJA, em São Paulo

“O Debate”, filme estrelado por Paulo Betti e Debora Bloch. Foto: Divulgação

Por Sérgio Madruga

Seja apresentando uma história fictícia ou abordando algum acontecimento real, o cinema tem o poder de nos transportar para lugares que nunca imaginanos estar. Dos filmes que entram em cartaz a partir desta quinta-feira (25), cinco produções se destacam por trazer assuntos que fazem parte do nosso cotidiano atual – sobretudo neste segundo semestre.

É preciso ressaltar também a qualidade de direção destas obras, representadas por nomes como Gabriel Martins, que está brilhando com o tocante “Marte Um”, o ator Caio Blat, que estreia na direção com “O Debate”, e o expoente do novo-terror, Jordan Peele, capaz de fazer rir, chorar e sentir medo – muitas vezes por questões reais -, em um único filme.

“O Debate”

Marcando sua estreia em direção de longas-metragens, Caio Blat apresenta uma trama bastante atual, misturando política, a influência da mídia tradicional e a pandemia de Covid-19. Estrelado por Debora Bloch e Paulo Betti, o longa flerta com a realidade, se passando na redação de uma grande emissora de televisão, no dia do último debate presidencial antes do segundo turno das eleições de 2022. Paula (Bloch) e Marcos (Betti), são dois jornalistas que acabaram de terminar um relacionamento, após 20 anos juntos. Eles passam a ter um embate sobre como conduzir e exibir o debate, em prol de informar os milhares de eleitores indecisos.

Em entrevista ao Ingresso.com, Caio Blat falou sobre a intenção de fazer um filme que retrata a atualidade do país: “Acho que esse era o desejo da gente, participar da realidade do país, porque é uma coisa muito difícil de fazer. Eu mesmo já fiz muitos filmes que refletem sobre o país, mas sempre a posteriori. Filmes sobre a ditadura, sobre o Carandiru, falando de coisas que já aconteceram. Desta vez, queremos participar do debate atual no Brasil”, explicou.

O elenco conta ainda com o próprio Caio Blat, Luísa Arraes, Elias Gabriel e Tainá Neves.

O filme terá uma sessão especial de estreia, nesta quinta-feira (25), às 19h, na NAVE Coletiva, sede da Mídia NINJA, localizada em São Paulo. A sessão será seguida de um debate com a presença de Caio Blat, Paulo Betti e dos roteiristas do filme, Guel Arraes e Jorge Furtado.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @cine.ninja

Assista ao trailer do filme:

“Marte Um”

Após o enorme sucesso no 50º Festival de Cinema de Gramado, que lhe rendeu os Kikitos de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, Júri Popular e Prêmio Especial do Júri, o filme de Gabriel Martins finalmente chega ao circuito comercial. O longa acompanha a família Martins, que são pessoas sonhadores e otimistas, mas que após a eleição de um presidente de extrema-direita, se veem decepcionados, mas sem perder a capacidade de sonhar. O elenco é formado por Rejane Faria, Carlos Francisco, Cícero Lucas, Camilla Damião, entre outros. O diretor e roteirista Gabriel Martins, conversou recentemente com a Cine NINJA sobre o processo de criação do longa.

Assista ao trailer do filme:

“Onoda – 10 Mil Noites na Selva”

Uma coprodução França, Japão, Alemanha, Bélgica, Itália e Camboja, que tem direção de Arthur Harari. Baseado em uma história real, o filme se passa em 1944, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Treinado para o trabalho de inteligência militar, o jovem soldado de 22 anos, Hiroo Onoda, é enviado para uma ilha, na qual deveria aguardar e concluir uma missão especial. Sem ficar sabendo, a guerra termina e Onoda permanece à espera por 30 anos. O elenco do filme conta com Endō Yūya, Tsuda Kanji, Nakano Taiga, Matsuura Yūya, Chiba Tetsuya e Katō Shinsuke.

Assista ao trailer do filme:

“Não! Não Olhe!”

Do celebrado cineasta Jordan Peele, de “Corra” (2017) e “Nós” (2019), que volta a apresentar seu terror com toques de crítica social. Com elenco formado por atores como Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Steven Yeun, Barbie Ferreira e Brando Perea, o longa se passa em uma zona rural da Califórnia. Dois irmãos comandam uma fazenda de treinamento de cavalos, após a misteriosa morte de seu pai. Peele flerta com diversas referências cinematográficas indie, com direito a discos voadores, alienígenas e nuvens sobrenaturais.

Assista ao trailer do filme:

“Assalto na Paulista”

Com direção de Flavio Federico e roteiro de Mariana Pamplona, o filme é baseado no assalto real ocorrido em 2011, em São Paulo, que rendeu um prejuízo de R$ 500 milhões de reais. Um bandido do interior paulista resolver fazer seu último grande assalto com a ajuda de sua filha adotiva. Em meio aos dramas de ambos, o plano não sai como esperado, apresentando uma trama cheia de suspense e ação ao espectador. O elenco conta com Eriberto Leão, Bianca Bin, Adriano Bolshi, Jefferson Brasil, entre outros.

Assista ao trailer do filme:

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (18)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (11)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (4)