Entre os principais lançamentos estão produções nacionais ou coproduzidas por países estrangeiros, como Portugal e França

Cena de “Última Cidade”, um dos lançamentos do circuito. Foto: Divulgação

Por Sérgio Madruga

O circuito cinematográfico desta semana está marcado por tramas com teor dramático, provocando reflexões aos seus espectadores. Sem falar na presença de atores cheios de potência artística – e que amamos -, como Antônio Pitanga, Andrea Beltrão e Julio Adrião. Há também uma produção lusófona inspirada pela pandemia de Covid-19, e uma adaptação para as telonas de um clássico infantil, que fala sobre o “medo do que é diferente”.

Confira os destaques dos filmes que estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (21):

Julio Adrião em “Última Cidade”. Foto: Divulgação

“Última Cidade”

Se valendo de uma estética distópica, o longa “Última Cidade”, de Vitor Furtado, apresenta a história de João, que segundo a sinopse, sai vagando com seu cavalo Cruzeiro e seu companheiro Tahiel, pelo nordeste brasileiro, rumo à última cidade da região. Sua motivação é encontrar e enfrentar o homem que roubou suas terras e acabou com sua família.

O filme conta com o roteiro de Victor Furtado, Thiago Mendonça e outras colaborações. No elenco estão Julio Adrião, Hector Briones, Danilo Pinho, Yasmin Salvador, Cristina Costa, Liduina Costa, Maria do Carmo e José Rufino. O longa foi eleito o Melhor Filme (Júri Técnico) no 28º Festival de Cinema de Vitória.

Assista ao trailer do filme aqui.

“Casa de Antiguidades”, longa protagonizado por Antônio Pitanga. Foto: Divulgação

“Casa de Antiguidades”

Com direção de João Paulo Miranda, o filme “Casa de Antiguidades”, é uma coprodução Brasil/França, que tem o magnífico Antônio Pitanga como protagonista. O ator dá vida a Cristovam, um homem do interior do Brasil que busca melhores condições de trabalho em outro lugar. Mas o contraste cultural e étnico da nova morada, provoca nele um processo de solidão e perda de identidade. Até que um dia ele descobre uma casa abandonada cheia de objetos que lhe trazem recordações de suas origens. A partir desta misteriosa descoberta, ele passa a reviver o passado para suportar o presente.

Este foi o único filme latino-americano selecionado para o Festival de Cannes 2020. Teve sua estreia mundial no Festival de Toronto e depois no Festival de San Sebastian, na mostra “Novos Diretores”. Completando o elenco, estão Sam Louwyck, Ana Flávia Cavalcanti, Aline Marta Maia, Gilda Nomacce e Soren Hellerup.

Assista ao trailer do filme aqui.

“Diários de Otsoga”, filme de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes. Foto: Divulgação

“Diários de Otsoga”

Com direção da dupla Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, “Diários de Otsoga” é uma coprodução Portugal/França, falada em português de Portugal. Segundo a revista Variety, este é “um quebra-cabeça sedutor e ensolarado de um filme sobre um filme”. Mas o que isso quer dizer? Bom, o longa aborda a experiência pandêmica e de isolamento social, a partir de uma história contada de trás para frente. Com esta cronologia inversa, vemos o dia a dia de Crista, Carloto e João, em suas tarefas diárias, dilemas e descobertas.

No elenco estão Crista Alfaiate, Carloto Cotta, João Nunes Monteiro, entre outras participações. O filme foi exibido na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, em 2021, e estreou no Brasil na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Assista ao trailer do filme aqui.

O clássico infantil “Pluft – O Fantasminha”. Foto: Pepe Schetino

“Pluft – O Fantasminha”

Baseado na peça teatral infantil escrita por Maria Clara Machado, em 1955, “Pluft – O Fantasminha” apresenta a clássica história do fantasma que, ironicamente, tem medo de pessoas vivas, e acaba fazendo amizade com uma menina. O longa já foi adaptado para o cinema em 1961, com direção de Romain Lesage, e Tom Jobim e Vinícius de Moraes no elenco. Desta vez, o filme é comandado pela diretora Rosane Svartman, que em entrevista ao Omelete, discorreu sobre o quão atual a trama é: “Fala do medo do que é diferente e de como o afeto pode vencer o medo – por isso faz sucesso há tantas gerações e por isso a adaptação para o cinema se torna estimulante. Eu vi a peça quando era criança e nunca esqueci”, revelou.

Fazem parte do elenco desta versão Nicolas Cruz, Juliano Cazarré, Lola Belli, Fabíula Nascimento, entre outros. O filme de Rosane respeita a trama original, em que a menina Maribel é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, e conta com a ajuda de Pluft e de outros fantasmas que conhece no cativeiro.

Assista ao trailer do filme aqui.

“Ela e Eu”, dirigido por Gustavo Rosa de Moura. Foto: Divulgação

“Ela e Eu”

O emocionante filme estrelado por Andrea Beltrão, “Ela e Eu”, tem direção de Gustavo Rosa de Moura, e apresenta a história de Bia, uma mulher que desperta após passar 20 anos em coma. Este acontecimento extraordinário provoca uma mudança radical em toda a família. Sua filha Carol, já é adulta, e seu ex-marido Carlos, está casado com outra mulher. Acostumados com a rotina de cuidados com Bia enquanto a mesma estava em coma, todos terão que reaprender a conviver com ela.

O elenco conta também com Edu Moscovis, Mariana Lima, Lara Tremouroux, Karine Teles e Jéssica Ellen. Além das participações especiais de Bella Camero, Cristina Moura, Diego Francisco, Felipe Lins, Marina Person, Teresa Cristina e Thiago Amaral. O longa participou e foi premiado em diversos festivais, incluindo o 54º Festival de Brasília, em 2021, no qual recebeu três prêmios, sendo o de Melhor Atriz para Andrea Beltrão, Melhor Ator para Eduardo Moscovis e Melhor Roteiro para Gustavo Rosa de Moura.

Assista ao trailer do filme aqui.

Vá ao cinema! Prestigie a sétima arte produzida no Brasil!