Estreias da semana contam com destaques como o documentário “Sociedade do Medo” e o filme francês “Peter von Kant”

“Sociedade do Medo”, de Adriana L. Dutra. Foto: Divulgação / Forte Filmes

Por Sérgio Madruga

Encabeçada pelo importante documentário brasileiro “Sociedade do Medo”, da cineasta Adriana L. Dutra, a semana de estreias cinematográficas está um pouco tímida, mas com boas opções para curtir o final de semana. O grande destaque vai para o filme de Adriana, pois aborda um tema bastante contemporâneo: o medo como ferramenta de manipulação nas grandes sociedades e em diferentes segmentos sociais. Outro destaque é o longa francês “Peter von Kant”, de François Ozon, adaptação LGBTQIAPN+ do clássico “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant” (1972), de Rainer Werner Fassbinder. Confira estes e outros lançamentos do circuito comercial desta quinta-feira (20).

“Sociedade do Medo”

Fechando a “Trilogia da Catarse”, série de documentários da cineasta Adriana L. Dutra, o longa explora e investiga a construção das sociedades pela ótica do medo, destrinchando suas causas e consequências. Sabemos que a partir do medo, alguns interesses são atendidos e fica muito mais fácil manipular a população. Vemos isso, sobretudo, nos últimos anos em que a democracia veio se deteriorando em diversas partes do mundo. A cineasta conta com a ajuda de especialistas em diversas áreas para abordar o tema, estão presentes no documentário nomes como Padre Júlio Lancellotti, Ailton Krenak, Flavia Oliveira, Benny Briolly, Ivana Bentes, Yuka Tanaka e Talíria Petrone.

Assista ao trailer do filme:

“Peter von Kant”

Mesclando um clássico do cinema com a temática LGBTQIAPN+, François Ozon revisita “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant” (1972), de Rainer Werner Fassbinder. Só que em sua adaptação, ele troca a personagem Petra por Peter, um cineasta que vive um affair com um jovem ator. O filme abriu a última edição do Festival de Berlim, esteve na programação do Festival Varilux de Cinema Francês, aqui no Brasil, e agora se prepara para ser exibido na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo – simultaneamente à exibição comercial. O elenco conta com nomes estrelados como Denis Menochet, Khalil Ben e Isabelle Adjani.

Assista ao trailer do filme:

“Rir Para Não Chorar”

Uma comédia com toques de drama dirigida por Cibele Amaral, que nos apresenta a história de Flávio, um comediante de sucesso que entra em crise após perder sua mãe. O doloroso processo de luto faz com que o humorista se sinta inapto a exercer sua profissão. Flávio tenta recuperar o humor em sua vida e trabalho através de diversos meios, que acabam sempre falhando. Com a ajuda de um psicólogo, ele percebe que suas questões são bem mais complexas do que parece e inicia um processo de cura e superação. No elenco estão nomes como Rafael Cortez, Fafy Siqueira, Mariana Xavier, Catarina Abdala, Serjão Loroza, Wandi Doratiotto e Luci Pereira.

Assista ao trailer do filme:

“Noites de Paris”

Após participar dos festivais de Berlim e Toronto, o longa de Mikhaël Hers chega ao circuito comercial brasileiro. Tendo como pano de fundo as eleições parisienses de 1981, o longa apresenta os sentimentos de incerteza de Elisabeth, que apesar dos ventos de mudança na política, sua vida está passando por sérias transformações. Ela vive com seus dois filhos, até que uma adolescente rebelde chamada Talulah, entra na vida da família. Este encontro inesperado, causa bastante influência na vida dos quatro, mudando a vida de todos.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (13)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (6)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (29)