Estreias da semana têm “Para’Í”, sobre a resistência indígena Guarani, e “Beau Tem Medo”, novo longa do diretor Ari Aster

Abordando a resistência do povo Guarani Mbya, “Para’Í”, filme de Vinicius Toro, chega aos cinemas nesta quinta-feira (20). Foto: Divulgação/Descoloniza Filmes

Na semana em que se celebra o Dia dos Povos Indígenas, duas produções acerca da vivência e resistência dos povos originários se destacam: “Para’Í”, de Vinicius Toro, e “A Terra Negra dos Kawa”, de Sérgio Andrade.

Ari Aster, diretor de “Hereditário” (2018) e “Midsommar” (2019), marca presença com seu novo lançamento, “Beau Tem Medo”, estrelado por Joaquin Phoenix. Falando em um dos principais nomes do terror atual, os fãs de terror também poderão conferir “A Morte do Demônio: A Ascensão”, de Lee Cronin, filme do mesmo universo do clássico “Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” (1981), de Sam Raimi.

Confira estes e outros títulos que chegam aos cinemas hoje:

“Para’Í”

Com roteiro e direção de Vinicius Toro, o filme conta a história de Pará, uma menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca ela começa a questionar seu lugar no mundo, quem ela é, por que fala português e não guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, por que moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra. O elenco é formado por atores que vivem na terra indígena Jaraguá, são eles: Monique Ramos Ara Poty Mattos, Samara Cristina Pará Mirim O. Martim, Lucas Augusto Martim, Regiane Dina de Oliveira Santos, Hortêncio Karai Tataendy e Sônia Barbosa Ara Mirim.

Assista ao trailer do filme:

“A Terra Negra dos Kawa”

Uma equipe de cientistas analisa terrenos da área rural de Manaus, como parte de um estudo agrícola. Eles descobrem um sítio onde vive a tribo indígena kawa. Lá, uma misteriosa terra negra parece ter propriedades medicinais, energéticas e sobrenaturais. Ao acompanhar a rotina de trabalho dos índios, que cultivam a terra por meio de técnicas misteriosas, os pesquisadores reagem de diferentes maneiras: Anita e Juan respeitam as tradições da tribo, enquanto Caetano tem intenções ambiciosas. Roteiro e direção de Sérgio Andrade. Elenco formado por Kay Sara, Anderson Kary Báya , Mariana Lima, Marat Descartes, Felipe Rocha e Severiano Kedassere.

Assista ao trailer do filme:

“Rio Doce”

Tiago é um jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente, quando conhece as suas meias irmãs, fato que o leva a questionar a sua própria identidade às vésperas de completar 28 anos. Morando em Rio Doce, na periferia de Olinda, região metropolitana do Recife, ele luta para encontrar seu lugar no mundo. Nesse processo, ele fortalece laços afetivos, transformando assim sua forma de ser e de ver o mundo. Roteiro e direção assinados por Fellipe Fernandes, e elenco formado por Okado Do Canal, Cíntia Lima, Cláudia Santos, Carlos Francisco, Nash Laila, Thassia Cavalcanti e Amanda Gabriel.

Assista ao trailer do filme:

“Ninguém É de Ninguém”

Baseado no bestseller de Zíbia Gasparetto. Dois casais – Gabriela com Roberto e Dr. Renato com Gioconda – vivem vidas relativamente estáveis até o momento em que seus destinos se entrelaçam. Uma história de amor descontrolado e relações abusivas, mas também de obsessão, cura e perdão. Dirigido por Wagner de Assis. Com Carol Castro, Danton Mello, Rocco Pitanga e Paloma Bernardi no elenco.

Assista ao trailer do filme:

“Beau Tem Medo”

Estrelado por Joaquin Phoenix e dirigido por Ari Aster, o longa é ambientado em um presente alternativo. A trama acompanha Beau Wassermann, um homem extremamente tenso e paranoico que tem uma relação turbulenta com a mãe dominadora, Mona, e nunca conheceu o pai. Quando sua mãe morre, Beau precisa ir até sua antiga casa para o funeral, mas a viagem acaba sendo dificultada por uma série de acontecimentos imprevisíveis que parecem tentar desviá-lo de sua jornada a qualquer custo. Agora, ele deve enfrentar seus piores – e mais absurdos – medos se quiser chegar ao seu destino.

Assista ao trailer do filme:

“Pacifiction”

Na ilha polinésia francesa do Taiti, encontra-se De Roller, alto funcionário da República e oficial do governo francês, um homem calculista de educação impecável. Sua habilidade social e seu papel na região o levam a navegar tanto pelos círculos mais ricos e abastados, quanto por locais obscuros, onde ele se mistura com a população mais pobre, especialmente quando um boato começa a circular: o avistamento de um submarino cuja presença fantasmagórica poderia anunciar o retorno dos testes nucleares franceses. Dirigido por Albert Serra. Elenco formado por Benoît Magimel, Sergi López, Pahoa Mahagafanau, Cécile Guilbert e Matahi Pambrun.

Assista ao trailer do filme:

“A Morte do Demônio: A Ascensão”

A perturbadora história de duas irmãs distantes, cujo reencontro é interrompido por demônios devoradores de carne, que aparecem de repente, levando-as a uma batalha primal pela sobrevivência, enfrentando a versão mais assustadora que se possa imaginar de uma família. Direção assinada por Lee Cronin e elenco formado por nomes como Alyssa Sutherland, Lily Sullivan e Morgan Davies.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (13)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (6)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (30)