Nos destaques deste circuito, sete longas bastante diversos para curtir, aprender e refletir, incluindo o documentário “Segredos do Putumayo”, que terá sessão de estreia no CineSesc, em São Paulo

“Segredos do Putumayo”, documentário de Aurélio Michiles. Foto: Reprodução

Por Sérgio Madruga

O mês de setembro já começou com lançamentos imperdíveis nos cinemas! A partir desta quinta-feira (1º), as salas comerciais recebem filmes como o importante documentário “Segredos do Putumayo”, de Aurélio Michiles e o novo filme da premiada cineasta brasileira Laís Bodanzky, “A Viagem de Pedro”, estrelado por Cauã Reymond.

Já tem planos para o final de semana? Um cineminha cai super bem, né?! Confira os destaques selecionados pela Cine NINJA:

“Segredos do Putumayo”

Documentário importantíssimo sobre os trágicos acontecimentos vividos pelos povos do Putumayo, através das investigações do ativista irlandês Roger Casement, que na época era cônsul britânico no Brasil. Ele narra sobre a escravização e o assassinato de milhares de indígenas que foram forçados a trabalhar na coleta de borracha. O filme tem direção de Aurélio Michiles, que também assina o roteiro ao lado de Danilo Gullane e André Finoti. O ator Stephen Rea (“Traídos pelo Desejo” e “V de Vingança”), empresta sua voz aos relatos de Roger Casement.

O documentário terá uma sessão especial de estreia nesta quinta-feira (1º), às 20h, no CineSesc, em São Paulo. A exibição faz parte da programação do “Mês Amazônia: Passado, Presente e Futuro”. Estarão presentes o diretor Aurélio Michiles, o ator Stephen Rea, o historiador Angus Mitchell e a ativista indígena Vanda Witoto. O evento conta com o apoio da Mídia NINJA, Cine NINJA e Casa NINJA Amazônia.

Assista ao trailer do filme:

“A Viagem de Pedro”

Da premiada diretora Laís Bodanzky e protagonizado por Cauã Reymond, o longa apresenta a fuga de Dom Pedro I do Brasil, após nove anos da proclamação de independência, em 1822. Porém, o retorno ao seu país de origem, Portugal, também significa ser rejeitado pelo povo de sua terra natal. Nesse clima tenso e incerto, Dom Pedro se vê obrigado a lidar com o ódio de duas nações, além de questões internas que surgem a partir desses episódios.

O filme participou de diversos festivais, como a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2021; o 16º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, 2021; o IndieLisboa Festival Internacional de Cinema, 2022; o Latin American Festival – Cinematheque Danish Film Institute, 2022; entre outros. Além de ter vencido os prêmios de Melhor Direção de Ficção e Melhor Ator Secundário, no Festival do Rio, em 2021.

Além de Cauã, o elenco conta com Luise Heyer, Victoria Guerra, Isabél Zuaa, Rita Wainer, Francis Magee, Welket Bunguê, João Lagarto, Luísa Cruz, Isac Graça, Luiza Gattai, Dirce Thomas, Marcial Mancome, Sergio Laurentino e Calvin Denangowe.

Assista ao trailer do filme:

“Era Uma Vez Um Gênio”

Com roteiro e direção de George Miller, o filme é estrelado por Idris Elba e Tilda Swinton. Enquanto participava de uma conferência em Istambul, a Dra. Alithea Binnie encontra um gênio. O ser lhe oferece três desejos em troca de sua liberdade, e isso apresenta dois problemas: primeiro, ela duvida que ele seja real, e segundo, por ser uma estudiosa de histórias e mitologia, ela conhece todas as histórias de advertência sobre desejos que deram errado. O gênio elabora sobre seu caso, contando histórias fantásticas de seu passado. A Dra. acaba envolvida e faz um desejo surpreendente, levando a consequências que nenhum dos dois esperava. Segundo o UOL, trata-se de um “conto de fadas adulto estranho e fascinante”.

Assista ao trailer do filme:

“Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu”

Bethânia sobre Bethânia: esta é a proposta do filme documental do jornalista e roteirista Carlos Jardim. Após 57 anos de carreira e 76 de idade, o diretor quis partir para uma abordagem mais intimista neste projeto, a fim de desvendar mais sobre uma das maiores vozes da MPB brasileira. Num depoimento inédito e exclusivo gravado no teatro do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o filme intercala falas de Maria Bethânia com imagens raras garimpadas nos arquivos de TV. A cantora fala sobre assuntos importantes de sua trajetória artística e pessoal, como a paixão pelo palco, a força de sua presença em cena, fé, religiosidade, a ligação de amor com a mãe Dona Canô e seu pai Seu Zezinho, e claro, com o irmão Caetano Veloso. A cantora fala ainda sobre a importância da literatura em seus trabalhos e sobre três escritores que admira e fazem parte de seu repertório: Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Mia Couto.

Assista ao trailer do filme:

“Encontros”

Com roteiro e direção de Hong Sang-soo, o filme apresenta uma narrativa intimista, abordando relações humanas, sobretudo as amorosas. Com uma fotografia em preto e branco e uma trama dividida em partes, o longa sul-coreano chegou a vencer o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Berlin (2021), além de ter sido exibido no Festival Karlovy Vary e na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O elenco conta com os atores Shin Seok-ho, Park Mi-so, Kim Young-ho, Ki Joo-bong, Seo Young-hwa e Kim Min-hee.

Assista ao trailer do filme:

“Entre Rosas”

Uma comédia dramática que apresenta belas lições de vida. Com direção de Pierre Pinaud, que também assina o roteiro ao lado de Fadette Drouard, o filme francês mostra a história de Eve Vernet, uma grande criadora de rosas. Prestes a falir, ela se vê sem opção a não ser vender seu negócio de toda uma vida para um poderoso concorrente. Sua secretária, Véra, contrata três ex-presidiários que buscam se reinserir na sociedade, para ajudar nos negócios e tirar a fazenda produtora de rosas da lama. Enquanto aparentemente tudo os separa, a equipe embarca junto nesta missão cheia de propósito a todos os envolvidos. A ajuda pode vir de onde menos se espera e todos merecem uma segunda chance na vida. O elenco conta com Catherine Frot, Melan Omerta, Marie Petiot, Olivia Côte, Fatsah Bouyahmed, Vincent Dedienne, Charline Paul, entre outros.

Assista ao trailer do filme:

“Predestinado”

Com temática espírita, o filme de Gustavo Fernandez conta a história real de José Arigó (1921-1971), que através do espírito de Dr. Fritz, médico alemão falecido na Primeira Guerra Mundial, se transformou em um símbolo de esperança e cura para milhões de pessoas ao redor do mundo. Com influência da entidade, promoveu inúmeras cirurgias espirituais, que o tornou um dos médiuns mais conhecidos no Brasil e no mundo. Estrelado por Danton Mello e Juliana Paes, o filme conta também com Alexandre Borges, Marco Rica, Cássio Gabus Mendes, Marcos Caruso, entre outros.

Assista ao trailer do filme:

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (25)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (18)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (11)