Entre os filmes destacados por nossa editoria estão: “Paixões Recorrentes”, de Ana Carolina, “Los Conductos”, de Camilo Restrepo, “Um Pequeno Grande Plano”, de Louis Garrel e “Meu Álbum de Amores”, de Rafael Gomes

Um dos destaques desta semana está o novo filme de Ana Carolina, “Paixões Recorrentes”. Foto: Divulgação

Por Sérgio Madruga

Na terceira semana de estreias cinematográficas do mês de agosto, os destaques ficam para sete filmes, quatro deles, produções nacionais ou coproduzidas pelo Brasil.

A consagrada cineasta brasileira Ana Carolina traz seu novo longa-metragem, tratando do calor das paixões ideológicas e o desafio de dialogar a partir delas. Uma coprodução Brasil, Colômbia e França, mostra como a realidade pode ser tão dura quanto a ficção. As lições que um filho pode dar aos pais sobre a importância de salvar o planeta, são o mote de uma comédia francesa. Uma missão chinesa cheia de ação e suspense, que não pode passar despercebida. Um filme que reflete a passagem do tempo, escolhas e o poder da amizade – com Tony Ramos no elenco, diga-se de passagem. Um musical que flerta com a música “brega” dos anos 70, mas que também promove mudanças e descobertas. E por fim, o reencontro de três irmãos que a partir do luto, buscam seguir em frente cada vez mais unidos.

Conheça os filmes que entram em cartaz nesta quinta-feira (18), programe-se e “partiu” cinema!

“Paixões Recorrentes”

Um filme de Ana Carolina, que se passa em 1939, em meio a notícia do início da Segunda Guerra Mundial. Um grupo de pessoas debate sobre o estado do mundo em um bar, no meio de uma praia. Um brasileiro comunista, um português capitalista, um argentino fascista, uma atriz francesa trotskista… O grupo, formado por diferentes vivências e ideologias, refletem suas visões de mundo em meio ao caos mundial. O filme percorreu diversos festivais mundo afora, incluindo o Madrid International Film Festival, no qual venceu o prêmio de Melhor Roteiro Original em Língua Estrangeira. O elenco da produção conta com os atores Thérèse Cremieux, Luciano Cáceres, Pedro Barreiro, Silvana Ivaldi, Danilo Grangheia, Iran Gomes e Luiz Octavio Moraes.

Assista ao trailer do filme:

“Los Conductos”

Após vencer o prêmio de Melhor Primeiro Filme no Festival de Berlim, em 2020, o filme de Camilo Restrepo chega ao circuito comercial. Trata-se de uma coprodução entre Brasil, Colômbia e França, inspirada nas memórias do ator colombiano Luis Felipe Lozano – que também estrela o filme dando vida a Pinky. O personagem foge de uma seita religiosa e se refugia em uma fábrica de camisetas ilegal, na qual passa também a trabalhar. Filmado em 16mm, o longa acompanha a jornada do personagem real, por um caminho repleto de opressão, violência psicológica e obscurantismo. Imperdível!

Assista ao trailer do filme:

“Um Pequeno Grande Plano”

A comédia com toques reflexivos de Louis Garrel, mostra que definitivamente as novas gerações estão mais comprometidas com o futuro do planeta. Joseph, um menino de 13 anos, começa a vender diversos objetos dos pais para viabilizar um projeto ecológico na África. Chocados com a atitude do filho, Abel e Marianne (os pais), buscam entender as motivações do rapaz, ao ponto de se envolver profundamente com a empreitada. Eles rapidamente descobrem que há muitas outras crianças ao redor do mundo preocupadas com sustentabilidade, e num caminho sem volta, também se comprometem com a mudança. Além de dirigir, Garrel também atua no filme ao lado de Laetitia Casta, Joseph Engel e Ilinka Lony. O longa foi exibido no Festival de Cannes, em 2021.

Assista ao trailer do filme:

“Luta Pela Liberdade”

Com direção de Zhang Yimou, o filme se passa no início dos anos 1930, e mostra a trajetória de quatro agentes especiais do Partido Comunista, que receberam treinamento da União Soviética. Com o objetivo de concluir a Operação Utrennya, que consiste em levar um sobrevivente do campo de concentração japonês no nordeste da China até a fronteira, com o intuito de expor os abusos cometidos pelo Japão. Porém, os caminhos até a conclusão da missão está repleta de perigos e surpresas. O elenco conta com Yu Hewei, Zhang Yi, Hailu Qin e Zhu Yawen. O thriller chinês está na corrida para concorrer ao Oscar 2023.

Assista ao trailer do filme:

“45 do Segundo Tempo”

Tempo, escolhas e amizade: estes são os temas que giram em torno do filme de Luiz Villaça, estrelado pelo trio de veteranos, Tony Ramos, Cássio Gabus Mendes e Ary França. Para recriar uma foto tirada em 1974, durante a inauguração do metrô de São Paulo, Pedro convida os dois amigos de escola que não via há 40 anos, Ivan e Mariano. Porém, o ato também é um pretexto para avisá-los de uma decisão muito maior. Imersos em crises existenciais, envelhecimento e as consequências dos caminhos que cada um tomou ao longo dos anos, Pedro anuncia que pretende tirar a própria vida, e que seu último desejo é ver seu time (Palmeiras) ser campeão.

Assista ao trailer do filme:

“Meu Álbum de Amores”

A comédia-romântica de Rafael Gomes, nos apresenta o jovem dentista Júlio, vivido por Gabriel Leone. Certinho e conservador, o personagem é largado pela namorada e logo depois descobre que é filho de um astro mulherengo dos anos 70, Odilon Ricardo (também interpretado por Leone). A partir deste fato, o personagem mergulha em seu passado, ação que definitivamente muda seu futuro. A dobradinha de Leone também é cercada por música “brega”, interpretadas também pelo versátil ator. O elenco do longa conta também com Maria Luísa Mendonça, Olivia Torres, Carla Salle, Clarice Abujamra, Regina Braga, Bella Camero, Lorena Comparato, Mayara Constantino e Ícaro Silva.

Assista ao trailer do filme:

“De Volta À Borgonha”

O cineasta francês Cédric Klapisch nos apresenta uma trama de reencontro às raízes. Após uma ausência de dez anos, Jean volta para sua cidade natal quando seu pai fica doente, chegando a falecer. Reunindo-se com seus irmãos Juliette e Jérémie, eles precisam reconstruir o relacionamento e confiar um no outro novamente para dar continuidade à vinícola da família. No elenco estão Pio Marmaï, Ana Girardot e François Civil.

Assista ao trailer do filme:

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (11)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (4)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (28)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (21)