Circuito semanal tem lançamentos notórios como o importante documentário “Fé e Fúria” e o filme “Halloween Ends”

Documentário “Fé e Fúria”, de Marcos Pimentel. Foto: Divulgação / Embaúba Filmes

Por Sérgio Madruga

Debates sobre religião, crenças, fé e espiritualidade se mostram cada vez mais presentes na atualidade. Coincidência ou não, o circuito de estreias da semana conta com três filmes que abordam o tema de formas distintas. Destaque para o documentário “Fé e Fúria”, de Marcos Pimentel, que trata do crescimento alarmante em casos de intolerância religiosa nas periferias. “Contatado”, de Marité Ugás, mostra um defensor de teorias extraterrestres em decadência, que através da fé de um seguidor, se vê motivado a voltar às suas pregações. A história do líder espírita Chico Xavier é revisitada em “Chico Para Sempre”, de Wagner de Assis, que traz materiais inéditos sobre o médium.

O cineasta cearense Halder Gomes volta a apresentar uma comédia enaltecendo a cultura nordestina, em “Bem-vinda a Quixeramobim”. Há também o chileno “Segredos em Família”, um drama familiar comandado por Jorge Riquelme Serrano. Por último, David Gordon Green lança “Halloween Ends”, encerrando sua trilogia sobre o icônico serial killer fictício Michael Myers – um dos vilões mais conhecidos dos filmes de terror slasher.

“Fé e Fúria”

Terceiro longa do documentarista Marcos Pimentel, que desta vez apresenta os conflitos religiosos existentes em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O filme mostra o crescimento desenfreado das igrejas evangélicas e suas relações com os traficantes que comandam as comunidades. Essa relação tem provocado um desequilíbrio de forças religiosas nos morros e favelas, resultando em inúmeros casos de intolerância religiosa que interferem não somente na prática de cultos, mas também na estruturação do território e no comportamento de seus habitantes. Os casos de intolerância religiosa dentro das comunidades se tornaram recorrente, sobretudo após a onda conservadora que se instaurou no Brasil. O cineasta aborda o comportamento destes “traficantes evangélicos”, mostrando como a religião e a manipulação da fé se tornaram uma ferramenta de poder e que tenta apagar (ou silenciar) as manifestações e celebrações de matrizes africanas.

Assista ao trailer do filme:

“Contatado”

Uma coprodução entre Brasil, Peru, Venezuela e Noruega, dirigida pela peruana Marité Ugás. O filme conta a história de Aldo, ex-líder de um famoso culto “extraterrestre”, que atualmente se encontra aposentado e isolado. Após conhecer um jovem seguidor, que crê em seus dons e teorias, ele decide revisitar seu passado e passar seus conhecimentos ao devotado rapaz. O filme fez parte da Seleção Oficial do Festival de Tribeca (2020), em Nova York. O elenco é formado por Baldomero Cáceres, Miguel Dávalos, Lita Sousa, Samantha Castillo, Solange Tavares e Beto Benites.

Assista ao trailer do filme:

“Chico Para Sempre”

Documentário roteirizado e dirigido por Wagner de Assis, que volta a trabalhar com a história de Chico Xavier, um dos maiores médiuns que já existiu. O cineasta também assinou a direção de “Nosso Lar” (2010), adaptação para o cinema do livro homônimo de Chico Xavier, lançado em 1944. A nova produção chega exatamente no ano que marcam os 20 anos da morte do líder espírita – trazendo conteúdos e relatos inéditos, com mais de 50 entrevistados abordando sobre o grande impacto que Chico causou no Brasil. Entre os entrevistados estão artistas como Ana Rosa, Wanderléia, Carlos Vereza, Renato Prieto, além de médicos, cientistas, historiadores, autoridades do espiritismo e fiéis.

Assista ao trailer do filme:

“Bem-vinda a Quixeramobim”

Ambientado na cidade de Quixeramobim, que fica no interior do Ceará, o filme combina muito bem com as celebrações do Dia do Nordestino, que aconteceu no último dia 8. Halder Gomes, cineasta por trás da franquia de sucesso “Cine Holliúdy”, volta a retratar o Nordeste com muito humor e beleza. A trama do filme conta a história da influenciadora digital Aimée, herdeira de um empresário envolvido em um esquema de corrupção, que acaba sendo preso. A protagonista tem todos os bens bloqueados e sem poder contar com o dinheiro do pai, ela se refugia na última propriedade da família: uma fazenda em Quixeramobim. Estrelado por Monique Alfradique, o elenco também é formado por nomes como Edmilson Filho, Chandelly Braz, Luís Miranda, Silvero Pereira, Araci Breckenfeld, Falcão e o fenômeno das redes sociais Max Petterson, que faz sua estreia nas telonas.

Assista ao trailer do filme:

“Segredos em Família”

Drama chileno dirigido por Jorge Riquelme Serrano e vencedor do prêmio de Melhor Filme de Diretor Estreante no Festival de San Sebastian, além do Prêmio Especial do Júri e Melhor Direção no Festival de Havana. O longa conta a história de uma família que viaja para uma ilha deserta no sul do Chile com o sonho de construir um hotel no local. Um acontecimento inesperado faz com que a família fique presa na ilha. Com o frio, sem água e sem expectativas de serem salvos, os ânimos e as boas maneiras desaparecem, revelando o lado animal que existe em cada um. O elenco é formado por Paulina García, Alfredo Castro, Consuelo Carreño, Gastón Salgado, Andrew Bargsted e Millaray Lobos.

Assista ao trailer do filme:

“Halloween Ends”

Com a proposta de encerrar a franquia de mais de 40 anos, o filme fecha a trilogia iniciada em 2018, dirigida por David Gordon Green – com desdobramentos da história do icônico assassino Michael Myers. Referência do terror slasher, o filme é estrelado por Jamie Lee Curtis, que segue nas tentativas de acabar com o serial killer. A trama se passa quatro anos após os acontecimentos de “Halloween Kills” (2021), em que Laurie (Jamie Lee Curtis), finalmente achou que viveria em paz. Porém, seu algoz retorna, trazendo uma onda de terror, violência e morte na cidade, resultando no grande acerto de contas entre a personagem e Michael Myers. Com este, a saga “Halloween” soma treze títulos no total. Vale a pena maratonar neste mês de Dia das Bruxas!

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (6)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (29)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (22)