Além do Complexo do Alemão, o IFRJ receberá mais dois novos campi: um no Parque Olímpico/Cidade de Deus e outro em Belford Roxo

Foto: Ricardo Stuckert

Na contramão da discriminação e violência, a esperança se renova nas periferias das grandes cidades com inclusão e educação. O retorno do presidente Lula à Presidência traz consigo uma visão transformadora, e isso ficou evidente nesta quarta-feira (7), com o anúncio de um novo campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no Complexo do Alemão, capital carioca.

“Hoje, dia 7 de fevereiro, não foi um delegado nem um capitão da polícia que veio anunciar a quantidade de mortes no Complexo do Alemão. Hoje, quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação”, resumiu Lula, ressaltando o compromisso com a educação como ferramenta fundamental para a transformação social.

O presidente Lula enfatizou a importância de investir na qualificação profissional dos jovens das comunidades, destacando que a educação não deve se limitar a tarefas simples, mas sim preparar os estudantes para o mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Paes anunciou a transferência de um terreno para o IFRJ, enquanto o ministro Camilo Santana confirmou o investimento de R$ 15 milhões para a construção do prédio, que poderá beneficiar até 1,4 mil estudantes de ensino técnico.

Além do Complexo do Alemão, o IFRJ receberá mais dois novos campi: um no Parque Olímpico/Cidade de Deus e outro em Belford Roxo. Esses investimentos fazem parte do compromisso do governo Lula de inaugurar 100 novos institutos federais nos próximos três anos, utilizando recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Para Camila Moradia, representante da comunidade do Complexo do Alemão, o novo campus do IFRJ representa a realização de um sonho. “Nós acreditamos na educação como uma das principais ferramentas de transformação e de vida para as favelas. Esse instituto é a materialização do meu sonho, sonho de construir uma favela melhor”, afirmou emocionada.

O prefeito Eduardo Paes destacou a importância dos investimentos feitos pelo presidente Lula na comunidade, afirmando que a história do Complexo do Alemão pode ser dividida em “antes de Lula e depois de Lula”. Paes expressou gratidão pelo compromisso do presidente com o Rio de Janeiro e ressaltou a alegria de voltar a ter um presidente que investe no desenvolvimento da cidade.