Produção do Podcast Flow chegou a fazer um alerta aos ouvintes com uma mensagem na tela da transmissão: “Lembre-se de pesquisar sobre tudo que foi dito nesse programa”

Mensagem alerou sobre as fake news: “Lembre-se de pesquisar sobre tudo que foi dito nesse programa”. Foto: Reprodução

Por Mauro Utida

A participação de Jair Bolsonaro (PL) no Flow Podcast, nesta segunda-feira (8), foi assistida por mais de 500 mil pessoas e, além de repetir uma série de mentiras, a entrevista também foi marcada por falas racistas e homofóbicas. A produção chegou a fazer um alerta aos ouvintes com uma mensagem na tela da transmissão em seu canal do YouTube: “Lembre-se de pesquisar sobre tudo que foi dito nesse programa”.

Bolsonaro voltou a contar a história de quando salvou “Celso Negão” de um afogamento durante um treinamento militar e, além de dizer que o colega não era negro, mas sim “azul”, apontando para o próprio braço, se referiu a ele como “negão”. “Ele não era negro, era azul”, disse.

O apresentador Igor Coelho, então, interviu, afirmando que “só o jeito” que Bolsonaro contou a história já daria motivos para o chamarem de racista. O presidente, então, prosseguiu, insistindo nos termos racistas: “Mas pera aí, se eu fosse racista, deixava o negão morrer afogado, pô!”

Bolsonaro também voltou a relacionar a imunização contra a Covid e a Varíola dos Macacos como uma atitude gay.
O presidente também debochou do apresentador Igor Coelho que afirmou que tomaria vacinas contra a Covid e contra a Varíola. Na gargalhada, Bolsonaro declarou, em tom pejorativo, de que “eu tenho certeza de que você quer tomar a vacina”, associando o apresentador do Flow ao homossexualismo.

Desmentindo Bolsonaro

A grande quantidade de fake news destiladas pelo presidente durante a entrevista ao Flow Podcast causou reações nas redes sociais. O termo “mentiroso da república”, por exemplo, foi para a lista de assuntos mais comentados do Twitter durante a exibição do programa.

https://twitter.com/desmentindobozo/status/1556788492931371011

O portal UOL enumerou oito mentiras de Bolsonaro ao longo de mais de cinco horas de entrevista ao vivo para o Flow Podcast. São mentiras que costumam ser ditas em lives semanais e discursos públicos, como fake news sobre vacinas contra covid-19, colapso hospitalar de Manaus, processo eleitoral, segurança pública e o uso da cloroquina — ainda defendido pelo presidente, apesar de sua ineficácia no suposto tratamento precoce da doença ser reafirmada desde 2020 por estudos científicos e pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Anitta convida Lula no “Pod Delas”

Durante sua participação no podcast “Pod Delas”, nesta segunda-feira (8), a cantora Anitta reproduziu um áudio enviado para ela pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele diz que aceita participar do programa com ela.

“Se elas um dia me convidarem, Anitta, e você quiser estar presente para discutir os assuntos do Brasil, com a maior realidade possível, sem sofisticação, sem ficar procurando palavras, falar apenas aquilo que a gente consegue tirar do coração, eu estou totalmente à disposição, combine com a Tata e com a Bruna. Se elas quiserem marcar um dia eu estarei aí com lulinha paz e amor, bem tranquilo para discutir os nossos problemas”, afirmou Lula.

Anitta contou às apresentadoras Tata Estaniecki Cocielo e Bruna Unzueta que teve a ideia ontem de convidar o candidato do PT à Presidência da República para participar do programa e ele logo a respondeu. “Fiz um convite sem vocês saberem. E se quiser vocês recebem”, disse a cantora para as apresentadoras..

 

Leia mais:

Rede bolsonarista adultera vídeo crítico a Bolsonaro, e Nando Reis desmente a fake news

TSE exclui do grupo de fiscalização das urnas coronel que divulgou fake news

Blogueiro bolsonarista Allan dos Santos é condenado por calúnia contra cineasta