Processo de sanitização nas ruas do bairro de Icaraí em Niterói (RJ), que possui maior número de casos confirmados da Covid-19. Foto: Prefeitura de Niterói.

Niterói e São Gonçalo endurecem as medidas de isolamento social e adotam o “lockdown”, isolamento intensificado com as medidas mais restritivas de tráfego e circulação de pessoas.

Em NIterói são 801 casos confirmados do novo coronavírus. e 41 óbitos, dados são de hoje, 11. Já São Gonçalo registrou 50 óbitos e 386 casos até o dia 9 de maio.

Essas são as duas primeiras cidades do estado do RJ a implementar o confinamento total e a 3ª no Sudeste, a primeira foi Barbacena (MG). O prazo inicial é de cinco dias, até sexta-feira (15), mas com possibilidade de prorrogação.

Segundo o prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), as decisões foram tomadas após reuniões com especialistas em saúde pública da Fiocruz, UFF e UFRJ, além de empresários e representantes do Ministério Público. Outras 18 cidades no Brasil também já adotaram a medida.

Quem descumprir a regra municipal poderá ser multado em R$ 180. No dia 23 a prefeitura de Niterói já havia restringido a circulação com municípios vizinhos e a cidade comprou 40 mil testes dos EUA para fazer exames do Covid-19 em massa. Segundo Neves, a cidade do RJ seria a primeira do Brasil a testar todos os pacientes com sintomas leves.