Foto: Mídia NINJA

Uma aula de mestrado do curso de jornalismo da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, contou com a participação da Mídia NINJA para relatar a experiência brasileira na prática do jornalismo independente e colaborativo. A convite do jornalista e pesquisador Giovanni Ramos, que estuda doutorado na mesma universidade, os membros da Mídia NINJA Oliver Kornblihtt e Dríade Aguiar puderam contar aos alunos um pouco do histórico da Mídia NINJA e como funciona o processo de cobertura e difusão de notícias por meio da colaboração.

“Apresentamos conceitos básicos que norteiam o trabalho da Mídia NINJA e alguns cases, como a cobertura dos garis em janeiro de 2014, como estabelecemos aquela relação, como foi construída uma narrativa a contraponto de uma mídia que criminalizava o setor”, conta Oliver.

Durante a aula, que tinha um foco específico no estudo sobre a relação com audiências, a Mídia NINJA apresentou ainda mais duas experiências de caso, como o Ocupa Brasília em 2016, uma manifestação nacional com 200 mil pessoas em Brasília e que foi fortemente reprimida. “Tinhamos 85 colaboradores do país inteiro que se engajaram na Mídia NINJA durante todo o processo de luta contra o golpe”. E os atos “Ele Não” de 2018, que mostrou a dinâmica de relação da NINJA com seus leitores por meio do inbox. “A gente lançou uma convocatória e recebeu milhares de imagens por inbox. A Folha estava informando que o ato ocupou 150 cidades mas ja tínhamos recebido imagens de mais 240 cidades”.