Dammy, em vídeo do governo federal, afirma que foi abordado por documentaristas que estariam produzindo um filme sobre o Hino Nacional.

“A minha imagem foi utilizada nesse vídeo sem eu saber”, denuncia Falade Olaoluwa, conhecido como Dammy, à Mídia NINJA sobre o vídeo do governo Bolsonaro em homenagem à independência, divulgada no dia 7 de setembro. Nigeriano há 5 anos no Brasil, ele ficou sabendo de sua imagem no vídeo por meio de amigos e conhecidos. “Eu detesto tudo o que esse governo representa”, reforça. No vídeo, várias pessoas, entre elas ministros do governo federal, aparecem cantando trechos do hino nacional.

Na propaganda, Dammy canta o trecho “conseguimos conquistar com o braço forte”. Morador de Salvador (BA), no dia em que foi gravado, Dammy estava em Brasília para renovar o passaporte no consulado nigeriano. “Cheguei em frente do Museu Nacional e vi um pessoal com câmeras, imaginei que eles fossem turistas também”, disse em texto que divulgou nas redes. Um rapaz o abordou afirmando que estava fazendo um documentário sobre o hino e pediu para ele cantar. “Na vibe de amizades novas, cantei dando risada, nos despedimos e continuei no meu caminho”, afirmou.

Nas redes, Dammy divulgou as mensagens que recebeu de amigos quando o viram em propaganda circulando na internet e na TV (conforme trechos abaixo). Não sabemos até então se as outras pessoas em vídeo do governo Bolsonaro passaram pela mesma situação. À Mídia NINJA, Dammy afirmou que estava consultando advogados.