O julgamento começou ontem e nesta terça-feira, Neymar prestou depoimento à Justiça espanhola

Foto: Reuters/Nacho Doce

A um mês da Copa do Mundo, Neymar Júnior está no banco dos réus do Supremo Tribunal de Barcelona (Espanha) respondendo acusações de fraude e corrupção pela transferência do jogador do Santos para o Barcelona em 2013.

Além de Neymar, são réus no processo os pais do jogador, os clubes envolvidos, os ex-presidentes do Barcelona Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, e o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues.

O processo decorre de uma queixa da DIS, que detinha 40% dos direitos de Neymar quando ele estava no Santos. A empresa alega que não recebeu a quantia legítima da transferência, porque o verdadeiro valor do negócio teria sido ocultado.

O julgamento começou ontem e nesta terça-feira, Neymar prestou depoimento à Justiça espanhola, onde afirmou que toda a negociação foi conduzida por seu pai e empresário.

“Não participei da negociação. Sempre meu pai que cuidou. E sempre será. E eu assino tudo que ele me manda.”

O pai de Neymar, que prestou depoimento na sequência, confirmou a afirmação do filho.

“Sempre se preocupou em jogar futebol e sempre confiou” na gestão de seus direitos e carreira.

A promotoria pede uma pena de prisão de dois anos e uma multa de 10 milhões de euros para o atleta. Eles também estão buscando uma pena de cinco anos de prisão para o ex-presidente do clube espanhol Sandro Rosell e uma multa de 8,4 milhões de euros para o clube.

Com informações de GE e CNN