Foto: Sam Taylor / Netflix

O ator Ncuti Gatwa substituirá Jodie Whittaker como a estrela de Doctor Who, anunciou a BBC. O jovem de 29 anos se tornará o 14º Senhor do Tempo no popular programa de ficção científica e o primeiro ator negro a desempenhar o papel principal.

O ator escocês Gatwa, que nasceu em Ruanda, é mais conhecido por estrelar o seriado Sex Education da Netflix.

Ele disse à BBC News: “É realmente incrível. É uma verdadeira honra. Esse papel é uma instituição e é tão icônico”.

Falando no tapete vermelho antes do Bafta TV Awards de domingo, onde foi indicado para Sex Education, Gatwa disse que o papel do Doutor “significa muito para muitas pessoas, inclusive para mim”.

Ele acrescentou: “Sinto-me muito grato por ter o bastão entregue e vou tentar fazer o meu melhor”.

O showrunner Russell T Davies disse que Gatwa o impressionou em uma audição “ardente”. “Foi nossa última audição. Foi nossa última”, disse o escritor e produtor. “Nós pensamos que tínhamos alguém, e então ele veio e roubou.

“Estou devidamente, devidamente emocionado. Vai ser um futuro brilhante.”

O criador de Queer As Folk e It’s A Sin, que está voltando para Doctor Who depois de partir em 2009, postou uma selfie com Gatwa no tapete vermelho do Bafta.

O ator foi indicado ao Bafta de melhor performance masculina em um programa de comédia pelo terceiro ano consecutivo por interpretar Eric em Sex Education.

Além de ser indicado, ele apresentou o Bafta de melhor comédia roteirizada na cerimônia de domingo, e recebeu uma grande salva de palmas enquanto subia ao palco.

Ele já ganhou um Bafta escocês e um Rose d’Or Award por Educação Sexual.

Publicado originalmente na BBC News