Foto: Noah Graham / Getty Images

Por Vitor Hugo para o NINJA Esporte Clube

O recém-formado em Artes e super estrela da liga Stephen Curry liderou o Golden State Warriors à primeira vitória nas finais da Conferência Oeste contra o Dallas Mavericks por 112 a 87. A dinastia do time da Califórnia vem sendo questionada nos últimos anos com a ascensão de novas estrelas como o esloveno Luka Doncic. O adversário desta final, com apenas 23 anos, tem uma média de 30 pontos nesta pós-temporada e surpreendeu a liga com a vitória sobre o Phoenix Suns nas semifinais.

O Golden State terminou à frente de Dallas na fase regular, portanto tem a vantagem de jogar um jogo a mais em casa. Na primeira partida, o apoio da torcida e a experiência de Curry, recordista em cestas de 3 pontos na história da liga, foram essenciais no fortíssimo 3º quarto do time, quando conseguiram abrir vantagem para vencer o primeiro duelo.

Já pelo lado de Dallas, o cansaço acumulado numa semifinal difícil acabou pesando, a defesa não conseguiu estabelecer um plano de jogo eficiente e o astro esloveno terminou com apenas 20 pontos. Nada perdido para um time que acabou de vencer um jogo 7, fora de casa, contra o time com a melhor campanha da liga.

Na Conferência Leste, a torcida do Miami Heat apoiou o time numa virada incrível contra o Boston Celtics por 118 a 107. O veterano Jimmy Butler fez um belo trabalho defensivo e ainda anotou 41 pontos na vitória. O jovem celta Jayson Tatum teve a vida dificultada e seus 29 pontos não foram suficientes para ajudar o time de Boston, que estava desfalcado do veterano Al Horford e do melhor defensor da temporada Marcus Smart.

Os times voltam à quadra nesta quinta, 19/05, para o jogo 2 das finais do Leste, ainda em Miami. No dia seguinte, acontece o jogo 2 das finais do Oeste.
Os vencedores se encontram a partir do dia 02 de junho nas finais da NBA 2022.