Indivíduo que não teve a identidade revelada foi detido acusado de  injúria racial e racismo;  ele foi flagrado em vídeo fazendo falas racistas e homofóbicas dentro da biblioteca, onde lia o livro “Minha Luta”, de Hitler

Caso aconteceu na biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Foto: Reprodução

Foi preso nesta terça-feira (2), o homem que atacou negros e homossexuais com falas racistas, homofóbicas e de referência ao nazismo na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP). No momento da agressão, que foi filmado em vídeo, o indivíduo de 39 anos, que não teve a identidade revelada, lia o livro “Minha Luta” (Mein Kampf), de Adolf Hitler.

Guardas municipais foram acionados para a ocorrência e verificaram que o autor estava ofendendo uma mulher de 39 anos e uma idosa de 66. O caso foi registrado como injúria racial e racismo e ele foi levado para a 77ª Delegacia de Polícia para registro de ocorrência por racismo, onde permanecerá detido até audiência de custódia.

Em nota, a secretaria municipal de Cultura, responsável pela biblioteca, repudiou o ocorrido e informou que “tem se empenhando em treinar a sua equipe para lidar com atitudes racistas, transfóbicas e misóginas em seus espaços”.

“A Prefeitura ressalta que racismo é crime inafiançável, pela Constituição Federal, lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Nos últimos meses, a Biblioteca Mário de Andrade, tal como diversos outros equipamentos culturais da cidade, tem se empenhando em treinar a sua equipe para lidar com atitudes racistas, transfóbicas e misóginas em seus espaços, ao mesmo tempo em que vem desenvolvendo um trabalho de conscientização junto aos seus servidores”, diz a nota.

Assista à cena lamentável:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mídia NINJA (@midianinja)

Apologia ao nazismo é crime!

No Brasil fazer apologia ao nazismo é crime previsto pela Lei 7.716/1989, com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa para quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

A mesma lei classifica como crime, em seu artigo 1º, a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Nota da secretaria de Cultura

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, repudia veementemente as falas e atitudes nazistas, homofóbicas e racistas do frequentador flagrado na tarde desta terça-feira (02) na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), um espaço marcado pelo respeito às diferenças de gênero, raça, orientação sexual e pela celebração da diversidade.

Após o ocorrido, o frequentador, que já havia tido problemas anteriores no espaço, foi imediatamente levado para a 77ª Delegacia de Polícia para registro de ocorrência. A Prefeitura ressalta que racismo é crime inafiançável, pela Constituição Federal, lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989.

Nos últimos meses, a Biblioteca Mário de Andrade, tal como diversos outros equipamentos culturais da cidade, tem se empenhando em treinar a sua equipe para lidar com atitudes racistas, transfóbicas e misóginas em seus espaços, ao mesmo tempo em que vem desenvolvendo um trabalho de conscientização junto aos seus servidores.

A Prefeitura esclarece que as pastas da Cultura e de Direitos Humanos e Cidadania estão em diálogo para tratar do caso”