Com estreia hoje (6), programa tem como convidados Tom Zé, Letrux, Juca Ferreira, Mãe Beth de Oxum, Gregório Duvivier, entre outros.

Foto: Divulgação

Com estreia no próximo dia 6 de maio, a Mídia NINJA apresentará um webprograma semanal sobre a diversidade brasileira em conversas, entrevistas e experimentações estéticas. O projeto é uma iniciativa dos autores e pesquisadores Thiago Pondé e Aline Carvalho e tem participação de nomes como Tom Zé, Gregório Duvivier, Letrux, Leonardo Boff, Juca Ferreira, Célio Turino, Mãe Beth de Oxum, Ana Thomaz, Ivana Bentes, entre outros convidados. São 12 episódios que serão exibidos na TV NINJA, por meio do canal de Youtube da Mídia NINJA, às 18h, sempre às quintas-feiras.

O programa é inspirado no livro “Tropifagia: comendo o país tropical”, dos mesmos autores, e publicado através da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA, 2020) a partir de 10 anos de investigações e experimentações. “O Narrativas de Brasis é um exercício coletivo de apresentar diversidades brasileiras e todas as suas complexidades. No atual momento do país, precisamos dialogar, construir pontes de luta, refazer esperanças, e apostar em futuros possíveis”, diz Thiago Pondé.

Mediado por Thiago e Aline, os episódios propõem desde lançamentos de livros com a presença dos autores, até a participação de artistas, intelectuais, pesquisadores, lideranças políticas e comunitárias, realizadores culturais, e grupos para a prática de debates, conversas, performances, leituras, e experiências.

Foto: Divulgação

“A ideia é ampliar nossas conversas e inquietações, conhecer narrativas escondidas, além de constatar nossas próprias limitações para lidar com estes assuntos. Nos interessa essa dimensão complexa e contraditória do Brasil, e por isso nos motiva levantar perguntas mais do que providenciar respostas”, afirma Aline Carvalho.

O programa Narrativas de Brasis está sendo realizado graças à Lei Aldir Blanc, através do Fundo Nacional de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal: A temporada Rio de Janeiro, composta pelos episódios Raízes da Tropifagia, Se eu quiser falar com Deus, Sociedade tragicômica, Cultura digital: hackeando a distopia, Produção de conhecimento e Processos criativos em rede com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro; A temporada Bahia, composta pelos  os episódios Poéticas populares e oralidade, Ensaios e memórias, Estética e Criação Artística, A invasão de Pindorama, Bananas Podres Poderes e Pachamama com o apoio da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado da Bahia.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by @tropifagia

Sobre os idealizadores

Thiago Pondé é bacharel em Filosofia, mestre em Cultura e Sociedade, e doutorando em Cultura e Sociedade pelo Pós-Cultura, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente pesquisa a vida e a obra do compositor baiano da Era do Rádio, Humberto Porto. Cantor formado pela Escola Baiana de Canto Popular com gravações, apresentações e shows de abertura ao lado de e para artistas como Jorge Mautner, Luiz Galvão (Novos Baianos), Gerônimo, Lenine, Saulo, e outros, com os projetos Cena Tropifágica (2011-2017) e O Jardim de Humberto Porto.

Aline Carvalho é formada em Estudos de Mídia pela UFF, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e doutoranda em Psicossociologia pela UFRJ. Autora dos livros “Produção de Cultura no Brasil: da Tropicália aos Pontos de Cultura (Ed Multifoco, 2009) e “Tropifagia: comendo o país tropical (EdUFBA, 2020). Faz parte da Coordenação pedagógica do Gaia Jovem e Desenho do Projeto de Vida e do núcleo gestor do Ponto de Cultura Oficina Escola As Mãos de Luz.

Sobre a TV NINJA

Plataforma de produção audiovisual da Mídia NINJA. Parte fundamental da atuação midiativista da rede, a frente trabalha com diversos formatos e produtos, indo das transmissões ao vivo às séries, documentários e colunas em vídeo. Conta com uma rede de colaboradores conectada em todo território nacional e, a partir deste trabalho, faz a gestão de um dos maiores acervos audiovisuais da política e ativismo brasileiros dos últimos 10 anos.

Confira abaixo o link direto para o programa de estreia: