São Paulo (SP) - Foto: Guilherme Gandolfi / Mídia NINJA

A cada 23 minutos um jovem negro é brutalmente assassinado pelo sistema fascista onde o racismo estrutural sempre mata vidas pretas.

Eu não consigo respirar!

Vendo camadas da sociedade replicando um sistema racista que exclui vidas negras do acesso básico, onde 75% dos pretos vivem extrema pobreza segundo IBGE.

Eu não consigo respirar!

Sabendo que 61% das mulheres negras são as que mais sofrem violência doméstica segundo o atlas da violência.

Eu não consigo respirar!

Precisando explicar, desenhar todos os dias às pessoas brancas que meu cabelo não é duro, que eu não posso correr “livremente” na rua sem sentir medo de uma abordagem policial, que a maioria das vezes que uso um aplicativo de motorista quase sempre o motorista me diz que é “policial”, que o padrão de beleza imposto são de corpos brancos, que as religiões de matrizes africanas são uma forma de resgatarmos nossas histórias e ancestralidade, que foi assassinada por colonizadores brancos e genocidas.

Eu não consigo respirar!

Lembrando que a cada segundo, minuto, precisamos ressaltar à branquitude que vidas negras importam. Não é que não gostamos de pessoas brancas, não gostamos de racistas, fascistas e genocidas, mas predominante são pessoas brancas.
Então se você é branco e não corresponde as referências acima não precisa ficar ofendido, pois não estamos falando de você.

Chega de notas de repúdio, precisamos que você, pessoa branca reconheça seus privilégios e faça parte também dessa luta pelas vidas negras!

Texto: Canto Baobá

Confira a galeria dos atos de 7 de junho no Brasil contra o racismo, o fascismo e pela democracia:

São Paulo (SP)

Rio de Janeiro (RJ) 

Belo Horizonte (MG)

Distrito Federal

Salvador (BA)

Manaus (AM)

Curitiba

Belém (PA)

Cuiabá (MT)