Filha de professora e de ex-combatente militar, Macaé Evaristo foi secretária de Educação de MG, é vereadora de Belo Horizonte e busca vaga na ALMG

Macaé Evaristo é candidata à deputada estadual pelo PT em Minas Gerias. Foto: Mídia NINJA

Professora efetiva da rede municipal de ensino de Belo Horizonte desde 1984, ex-coordenadora do Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas e ex-secretária de Educação, Macaé Evaristo acumula uma importante trajetória de luta em defesa da Educação Pública de qualidade e dos direitos sociais.

Sempre trabalhou pela ampliação da educação pública e na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, das mulheres, de negros e negras. De um histórico familiar de resistência, a sua trajetória na Educação, nos movimentos sociais e, agora, na política, é de luta e de compromisso com a democracia, com a justiça social, com um mundo mais humano e mais igual.

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Macaé é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e milita pela escola pública e pela inclusão da pauta negra nos currículos escolares.

Na Secretaria de Educação de Belo Horizonte, Macaé foi gerente de articulação da política educacional, secretária-adjunta e secretária de Educação no período de 2009 a 2012. Nestes cargos, deu prioridade à ampliação da educação infantil, à melhoria da qualidade da educação e à educação integral, aliada à política de promoção da igualdade racial.

Atuou também como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação de 2013 a 2014 e, no ano de 2015, assumiu a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, sendo a primeira mulher negra a ocupar um cargo de primeiro escalão no governo do estado.

Em seu mandato na Câmara dos Vereadores defende também políticas antirracistas e entende que a agenda da população negra não é setorial, é uma agenda para toda a sociedade brasileira. “Nós, mulheres negras, sempre fizemos política”

Como candidata à deputada estadual pelo PT agora quer dar continuidade ao trabalho no legislativo mineiro.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/macaeevaristo
▪️ Facebook – facebook.com/macae.evaristo
▪️ Twitter – twitter.com/MacaeEvaristo

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher