Dentre as reuniões bilaterais confirmadas tem reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres

Presença das mais aguardadas na COP27, Lula terá agenda cheia (Ricardo Stuckert)

 

Teca Curio, da cobertura colaborativa NINJA na COP27

Na segunda-feira (14), o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarca no Egito para uma série de encontros durante a COP 27. Líderes mundiais disputam um espaço na agenda dele. Há pedidos de encontros que vêm da China, Estados Unidos, Alemanha, França e do presidente do Banco Mundial, David Malpass.

Dentre as reuniões bilaterais, estão confirmadas uma com o secretário-geral da ONU, António Guterres e com o presidente do Egito, o general Abdul Fatah Al-Sisi. Mas dizem que o enviado especial para o clima dos EUA, John Kerry, é um dos mais interessados. No encontro com António Guterres a pauta deve ser segurança alimentar. Lula deve reforçar o protagonismo brasileiro na produção de alimentos.

Os encontros com representantes de chefes de estado são a mostra de que o mundo estava órfão de uma forte liderança da América Latina e a volta do presidente Lula ao “xadrez” geopolítico marca o reencontro do Brasil com o protagonismo na política mundial.

Na agenda já confirmada, na quarta-feira (16) participa de evento de governadores da Amazônia e por fim, fará pronunciamento oficial durante a COP27. No dia seguinte, o presidente eleito se encontra com representantes da sociedade civil no Brazil Hub e na sequência, se reunirá com os representantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.