Foto: Vientocuatrostock

A Áustria e a Alemanha se tornaram uns dos primeiros países depois da China a registrar mais pessoas recuperadas da Covid-19 que a soma de doentes e mortos. Com cerca de 8,5 milhões de habitantes, a Áustria informou que 6.987 pessoas se recuperaram da doença no país desde que o primeiro caso foi registrado, em 26 de fevereiro. Os mortos são 350 e os ainda doentes, 6.608.

Depois de três semanas de lockdown estrito, a Alemanha também registrou nesta segunda-feira (13) mais pessoas recuperadas da doença do que doentes e mortos. Há agora 64.300 pessoas que venceram a infecção. Os ainda doentes são 60.532, e 3.022 morreram.

O governo austríaco e o alemão demoraram para aderir as práticas de isolamento.

A Áustria só reagiu depois que a Itália decretou quarentena, em 10 de março. No mesmo dia, a Áustria suspendeu eventos públicos, fechou escolas cinco dias depois e determinou que ninguém saísse de casa a não ser para atividades essenciais, isso no dia 16 de março. A primeira morte por Covid-19 aconteceu no dia 12 do mesmo mês. Na semana passada, o governo anunciou que hoje iriam inciar a reabertura de lojas não essenciais pequenas. Haverá limite de no máximo uma pessoa por 20 metro quadrado e o uso de máscaras será obrigatório.

Já a Alemanha, só decidiu entrar em quarentena total no dia 22 de março, 13 dias depois de registrada a primeira morte. Entretando, várias regiões suspenderam suas atividades antes disso, e escolas foram fechadas no dia 15.

Outros países que os números de curados superaram as vítimas infectadas e fatais são Islândia, Liechtenstein e Albânia, todos na Europa.