Por Mariana Martins para cobertura colaborativa do Cine NINJA

Na história do Oscar, a premiação com mais visibilidade e reconhecimento da cinematográfica mundial, as mulheres sempre vêm ganhando um papel secundário. Na 95ª premiação, que acontece na noite do dia 12 de março no Teatro de Dolby, na cidade de Los Angeles, nos EUA, não parece ser diferente. Trazemos a seguir as categorias em que podemos encontrar as mulheres que concorrem aos troféus, e algumas reflexões sobre as categorias em que elas foram esquecidas.

Melhor atriz

Sendo uma das categorias mais disputadas da noite, as concorrentes da estátua de ouro fizeram filmes aclamados ou criticados pelo público e pela critica. É o caso da atriz Ana de Armas, que interpretou o papel de Marilyn Monroe em uma releitura da vida da artista no filme “Blonde”, uma produção da Netflix.

Na outra ponta temos Cate Blanchett, que fez o brilhante filme “Tár”, aclamado pela critica. Michelle Yeoh vem para o Oscar com o prêmio de melhor atriz entregue pelo Sindicato dos Atores, SAG Awards 2023, pelo seu papel em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. E as duas ultimas indicações ficaram com Michelle Williams de Os Fabelmans e Andrea Riseborough que acaba sendo a surpresa na categoria por ter uma campanha histórica que a fez ser indicada pelo papel no filme “To Leslie”.

Foto: Rita Molnár

Melhor atriz coadjuvante

Com duas atrizes sendo indicadas pelas atuações em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu chegam para disputa com a atriz que interpretou a rainha do reino de Wakanda no filme “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, Angela Basset. Também temos a atriz Hong Chau, que fez o filme emocionante “A Baleia”. E a última indicada ficou para a atriz irlandesa Kerry Condon do filme “Os Banshees de Inisherin”.

Melhor direção e melhor roteiro original

Depois de dois anos seguidos de mulheres ganhando a estatueta de melhor direção, temos o contraste desse ano não ter nenhum diretora sendo indicada. Seguindo o péssimo exemplo, a categoria de melhor roteiro original também não apresenta nenhuma mulher entre os concorrentes.

Melhor roteiro adaptado

A canadense Sarah Polley recebe sua indicação por “Entre as Mulheres” e Lesley Paterson por participar da equipe do roteiro de “Nada de Novo na Frente do Front”.

Mandy Walker no set de “Elvis”. Foto: Divulgação

Melhor fotografia

A espetacular Mandy Walker concorre a estatueta por seu brilhante trabalho em Elvis. Ela vem ainda com o principal prêmio da ASC Awards, premiação da associação de americana de diretores de fotografia, consagrando-a como a primeira mulher a receber o título.

Melhor trilha sonora e melhor canção original

Na categoria de trilha sonora, nenhuma mulher foi lembrada na categoria. Já melhor canção original, está recheada de grandes artistas como Lady Gaga, pela música Hold My Hand (Top Gun: Maverick), Rihanna por Lift Me Up (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) e Sofia Carson, pela canção Applause do filme “Tell It Like a Woman”.

Melhor edição

Monika Willi, que fez um grande feito no filme Tár, é a única mulher a receber uma indicação.

Melhor figurino

Nesta categoria repleta de mulheres que já ganharam suas estatuetas douradas temos: Ruth E. Carter com sua indicação por “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, depois de ganhar a estatueta em 2019 pelo primeiro filme sequência. Catherine Martin concorre por Elvis, já sendo uma ganhadora do Oscar. Mary Zophres tem sua indicação pelo trabalho em “Babilônia” e por fim Jenny Beaven pelo filme “Sra. Harris Vai a Paris”.

Outras mulheres também foram indicadas indiretamente em categorias técnicas, mas olhando o panorama geral esse ano não é marcado por repetitividade feminina. Mais uma vez, vemos um cenário em que mulheres são enquadradas nas mesmas categorias de sempre e recebendo pouco ou nenhum reconhecimento em categorias que são familiares para homens.

*Conteúdo produzido em cobertura colaborativa do Cine NINJA especial Oscar 2023