Roda de capoeira feminista organizada pelo Grupo de Estudo e Intervenções Marias Felipas | Foto: Mídia NINJA

Salve a data – sábado, 20/07, o documentário “Mulheres da Pá Virada” chegará as telas! Exibido na Sala Walter da Silveira, em Salvador, com direção do grupo de estudos e intervenção Marias Felipas (www.mariasfelipas.wordpress.com) e produção da Cortejo Produções, apresenta histórias e trajetórias de mulheres capoeiristas contadas pelas próprias protagonistas.

O curta-metragem tem como fio condutor o registro de depoimentos, histórias e luta de 12 mulheres capoeiristas, de diferentes estilos, linhagens e percursos trazendo uma diversidade étnico-racial, geracional e de inserção na capoeira com a participação de mestras, contramestras e professoras.

Filmadas em Salvador, essas mulheres corajosas partilharam, em roda, suas dores e delícias, suas mágoas e vitórias no universo da capoeira, e a partir dos seus relatos e entrevistas exclusivas é possível viver um pouco das suas experiências e perceber as intersecções das suas trajetórias. Este emocionante documentário propõe um debate inédito acerca da invisibilidade das mulheres na capoeira, da opressão, da violência de gênero, tanto física quanto simbólica, e da capacidade de união, mobilização e resistência destas capoeiristas.

Roda de capoeira feminista organizada pelo Grupo de Estudo e Intervenções Marias Felipas | Foto: Mídia NINJA

O documentário conta com curadoria histórica e pesquisa antropológica de Adriana Albert Dias e Christine Zonzon, respectivamente, trazendo uma reflexão sobre a presença da mulher na capoeira de outrora. É neste contexto que “Mulheres da Pá Virada” questiona o lugar da mulher na capoeira e dá visibilidade à sua história e protagonismo, denunciando a desigualdade de gênero ainda presente nessa manifestação cultural.
Com financiamento do prêmio Capoeira Viva Salvador ano II, da Fundação Gregório de Matos, Prefeitura de Salvador, além de um crowdfunding online (Plataforma Catarse), esse coletivo feminista conseguiu realizar essa ousada produção que anuncia seu lema: “Caladas Nunca Mais!”.

Marque na agenda e fortaleça o trabalho de mulheres na nossa cultura!

Siga a página no facebook: https://www.facebook.com/GrupoMariasFelipas/