Foto: amfAR YouTube video.

Loreen Willenberg, uma mulher californiana de 66 anos, é parte de 0,5% da população diagnosticada com HIV que é considerada “controladores de elite”. São pessoas que mantêm uma carga viral indetectável sem precisar tomar medicamentos para o HIV. Recentemente um caso histórico tomou conta dos noticiários científicos: os médicos de Loreen não conseguem mais encontrar nenhum traço do vírus em qualquer lugar de seu corpo.

Nesses chamados “controladores de elite”, os sistemas imunológicos utilizam uma resposta imune mediada para controlar os retrovírus sem medicação. Em Laureen, isso parece ter acontecido com tanta eficiência ao longo do tempo que seu corpo se livrou de todos os vestígios de DNA do HIV.

Ela é a primeira pessoa “controladora de elite” considerada curada do HIV, ou seja, sem ter feito o tratamento médico. Willenberg fez parte de um estudo que tinha como objetivo estudar o funcionamento do sistema imunológico de “controladores de elite”, publicado na revista Nature, liderado pela médica Xu Yu, do Ragon Institute, em Boston.

Yu conta que foram analisadas 1,5 bilhão de células do corpo da paciente, inclusive do intestino e reto. Apesar de novas técnicas sofisticadas para encontrar o vírus no genoma terem sido usadas, nenhum traço foi achado.

Outras duas pessoas que são consideradas livres do HIV passaram por transplantes de medula óssea, tratamento considerado arriscado. O paciente brasileiro anunciado como curado aguarda mais resultados para entrar definitivamente no patamar.