Apresentou atacou a deputada federal Natália Bonavides (PT) durante uma entrevista

Foto: reprodução

O Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública contra o apresentador de rádio e televisão Carlos Massa, o Ratinho, por conta de falas dirigidas à deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) nas quais sugere que a parlamentar deveria ser “metralhada”, e que ela deveria ‘lavar roupa’, em um explícito atentado de misoginia. O MPF pede que Ratinho seja obrigado a pagar R$ 2 milhões de indenização em danos morais coletivos.

As declarações foram feitas em um programa de rádio da Massa FM, que também é alvo da denúncia, no dia 15 de novembro de 2021.

— Ô Natália, você não tem o que fazer, minha filha? Vá lavar roupa, vá fazer algo… costura a calça do teu marido, a cueca dele, porque isso é uma imbecilidade querer mudar esse tipo de coisa. Tanta coisa importante, viu, tanta coisa importante. O país precisando de tanta coisa, vem essa imbecil pra fazer esse tipo de coisa aí — disse Ratinho.

— A gente tinha que eliminar esses loucos. Num dá pra o que, pegar uma metralhadora? — completa o apresentador, antes de ofender a deputada e a chamar de “feia do capeta”, disse.

O apresentador criticava a atuação da parlamentar no Projeto de Lei 4.004/2021, no qual a deputada defende que as declarações de casamento não façam referência ao gênero das partes do casal, como forma de evitar constrangimentos. Na ocasião, Ratinho compartilhou notícias de fake news, que afirmavam, enganosamente, que a proposta reduzia idade para o casamento legal.

No entendimento do órgão, as palavras de Ratinho têm caráter discriminatório contra todas as mulheres “que desenvolvem ou buscam desenvolver atuação política”, não só a deputada federal. Com isso, o MPF avaliou ser caso de dano moral coletivo.

A ação pede também que a rádio na qual as falas foram veiculadas, a Massa FM, transmita, por um ano, campanhas publicitárias de conscientização sobre os direitos das mulheres.

Nas redes, Natália Bonavides se manifestou sobre o caso: “Essa ação mostra que o ataque que sofri não pode ficar impune e diz respeito a todas as mulheres, que constantemente são vítimas de violências. O apresentador utilizou uma concessão pública para proferir discursos de ódio contra mim e cometeu crimes ao fazer isso. Ele colocou a minha vida e a da minha família em risco”, escreveu.

*Com informações do Diário do Nordeste