Programação acontece entre 20 e 28 de janeiro, com cobertura da Cine NINJA

Exibição do filme “Eduardo e Mônica” na 25ª edição da Mostra. Foto: Leo Lara/Universo Produção

Começa nesta sexta-feira (20) a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos principais eventos culturais do país. Com o tema “Cinema Mutirão”, esta edição reflete os desafiadores últimos anos de abandono e desmonte cultural, somado à crise sanitária de Covid-19, que afetou diretamente o setor cultural, sobretudo o audiovisual.

O evento segue na vanguarda para apresentar ao público, nomes, filmes, conversas e caminhos a serem percorridos nessa nova e estimulante trajetória que a produção deverá seguir na próxima década e evidencia a forte presença de filmes dirigidos por pessoas negras, LGBTQIAPN+ e indígenas. A proliferação de coletivos criativos vindos de outras áreas artísticas para além do cinema, e a experimentação de formatos, linguagens e espaços de exibição serão fundamentais para se compreender a amplitude dos conceitos tratados nesta edição da Mostra.

Serão exibidos 134 filmes brasileiros de 19 estados diferentes, pré-estreias nacionais e mundiais, além de mostras temáticas. Os cineastas Ary Rosa e Glenda Nicácio, de “Café com Canela”, “Na Rédea Curta” e “Mugunzá” – que abrirá a Mostra -, serão homenageados. O evento contará também com diversos convidados, que farão parte de debates e rodas de conversa. Oficinas, masterclasses, performances, exposições e lançamentos de livros também estão na programação, que se encerrará com uma premiação. Veja a programação completa no site oficial da Mostra de Tiradentes.

Conferindo e registrando tudo de perto, a Cine NINJA estará presente na Mostra realizando a Casa NINJA Tiradentes, em parceria com o Plano B Tiradentes. Nossa equipe fará a cobertura do evento, além de lançar uma rede de realizadores em todo o Brasil, com reuniões e rodadas de negócios com os coordenadores de audiovisual da Mídia NINJA. Projetos serão selecionados para serem exibidos em nossas plataformas digitais e eventos em todo o Brasil. Além de festas com convidados especiais, como DJ Nano_Camara, DJ Gostosa, Trem Lampejo, Canoa Elétrica, Rayan Ventura, DJ Natália Braga e mais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @cine.ninja

Fórum de Tiradentes

Um dos principais destaques da Mostra de Tiradentes 2023 é o Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, idealizado com o intuito de revisitar, debater e propor recomendações do setor ao novo Governo Federal.

O fórum reunirá diversos profissionais do setor para abordar os segmentos da formação, produção, distribuição, exibição e preservação do audiovisual, tendo por objetivos a identificação dos pontos críticos de cada segmento, a legislação normativa incidente e suas lacunas. Além dos pontos considerados prioritários para a ação de fomento público, sempre levando em consideração a valorização das cadeias produtivas regionais e o reconhecimento do amplo conjunto de atores em exercício.

O Fórum de Tiradentes busca revisitar a complexidade atual do audiovisual brasileiro tendo por premissas de base a valorização da: descentralização; diversidade; desenvolvimento econômico; e da democracia.

Com coordenação de Raquel Hallak (diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra de Tiradentes), Mário Borgneth (cineasta, produtor e ex-Secretário do Audiovisual), e Alfredo Manevy (cineasta, produtor, professor e ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura), o fórum contará ainda com a participação de mais de 50 profissionais do setor.

Além de convidados como Alex Braga (Presidente da Ancine), Carmem Lúcia (Ministra do STF) e Margareth Menezes (Ministra da Cultura). A mediação será feita por Mário Borgneth e Alfredo Manevy, coordenadores executivos do Fórum de Tiradentes.

O encontro resultará em um documento oficial apresentado publicamente em Tiradentes para sinalizar novos avanços e conquistas para o setor em consonância com a retomada democrática do país. Além de relatórios com detalhamentos dos diagnósticos e das proposições dirigidas a cada segmento da cadeia do audiovisual. Os documentos serão encaminhados ao Ministério da Cultura, Ancine e órgãos e entidades representativas do setor audiovisual.