Foto: arquivo de família

Morreu na última quarta-feira, 16, a última falante nativa do povo Yagán, do extremo sul do Chile. Vítima de Covid-19, Cristina González deixou, aos 93 anos, 7 filhos e 14 netos, nenhum aprendeu o idioma, que é considerado o menos falado do mundo. Há relatos que conseguiu passar para uma de suas netas e sobrinha parte da língua Yagán.

Cristina era considerada um “Tesouro Vivo da Humanidade” pela Unesco e pelo governo chileno, e levou consigo a língua do povo canoísta da Terra do Fogo. Sua filha Lidia González Calderón, vice-presidente adjunta da Convenção Constitucional, disse em sua conta no Twitter, “minha mãe, Cristina Calderón, faleceu aos 93 anos. Lamento profundamente não estar com ela quando partiu. É uma triste notícia para o Yagán. seu nome. E nele também se refletirá seu povo”.

As pessoas próximas e vizinhos a chamavam de “avó Cristina”, e era um símbolo de resistência dos povos indígenas do Chile. O presidente do país, Gabriel Boric, lamentou a morte e disse que sua história segue viva para sempre.