Pele Fresca estreou a carreira da artista baiana que mora no litoral paulista e traz uma esperança no coração dos artistas independentes.

Monique Nascimento é uma cantora, compositora e artista visual. Sul-americana, de Salvador e residente do litoral paulista. A artista traz a musicalidade baiana para uma MPB que canta sobre sua subjetividade, ancestralidade, conexão e força feminina. Apesar da relação com a música e com as artes desde criança, só agora, aos 32 anos, decide lançar oficialmente sua carreira artística e autoral, com o single Pele Fresca, que faz parte do álbum intitulado Tempo, que deve ser lançado no segundo semestre de 2024.
Foto: Lucas Cordeiro

Por Beatriz Almeida

Lançado no dia 14 de março, o single que abre caminhos da carreira para a artista Monique Nascimento, faz parte de álbum a ser lançado no segundo semestre deste ano. Com apenas 617 seguidores no Instagram na etapa de pré lançamento, o resultado da música, que é um MPB de percussão forte, surpreende. 

Foi uma surpresa que nas primeiras 24 horas, o primeiro lançamento da carreira musical de Monique já ultrapassasse os mil streamings. Mas após 5 dias de lançamento, perceber que o número de streaming já era uma média de 5 mil superou todas as expectativas da artista independente.

“Demorei em tomar coragem para lutar pelo sonho da minha criança interior em ser artista, e quando decidi, precisei enfrentar muitas barreiras até conseguir lançar. São 2 anos de álbum pronto e não à toa ele se chama Tempo, porque precisei fazer as pazes com o tempo das coisas para lançar minha carreira. Ter finalmente começado a colocar esse projeto no mundo, para mim, já é sucesso”, reflete Monique.

Foto: Lucas Cordeiro

Segundo Monique, Pele Fresca é uma música que fala sobre liberdade e o desprendimento do medo de amar. Sobre o resultado, considerado de sucesso para a artista, equipe, família e amigos, ela atribui ao poder da música e do tempo. Com a estreia oficial da carreira, Monique se prepara para lançar seu primeiro álbum, de nome Tempo, no segundo semestre de 2024, projeto onde a música Pele Fresca se une a outras 8 faixas, que refletem a essência da música popular baiana. O público ainda pode esperar o lançamento de mais 2 singles do álbum antes de conhecer a obra completa.  

A música de estreia, assim como o álbum, tem direção musical e alguns instrumentos assinada por Sebastian Notini e outros instrumentos tocados por Felipe Guedes. Já a direção criativa das fotos que dão vida ao projeto, são assinadas pela própria Monique e pelo fotógrafo Lucas Cordeiro, que também fez a Direção Fotográfica.

A música foi escrita enquanto Monique morava no Sul da Bahia, em um momento de isolamento e introspecção, faz referência ao Orixá Oxossi e aos mistérios da mata. O projeto foi lançado através do Selo Som Por Elas, que agora, acelerado pela Agência Atabaque, busca trazer mais impacto para os lançamentos musicais de artistas mulheres que decidem ser protagonistas das suas histórias e confiam suas carreiras a outras mulheres.

Ouça Pele Fresca: https://play.atabaque.biz/pelefresca