Denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público de São Paulo e Federal, que analisam o caso

Foto: Reprodução / Flow Podcast

Tanto o Ministério Público de São Paulo (MPSP) quanto o Ministério Público Federal (MPF) afirmaram que já receberam denúncias contra o youtuber e apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, após falas antissemitas de apologia ao nazimo feitas durante o programa Flow Podcast nesta segunda-feira (7). Diversos grupos informaram em seus canais que enviaram ao MP ou estão organizando representação contra o apresentador por crime de antissemitismo.

Um dos grupos que fez a denúncia é o Movimento Judias e Judeus Pela Democracia de São Paulo, que pede a detenção de Monark “por apresentar e incentivar comportamentos de violência e de ódio incompatíveis com a pluralidade de um Estado Democrático de Direito, além de colocar a vida de minorias em risco”. A denúncia também foi feita à Procuradoria-Geral do estado de São Paulo.

“Entendemos que a vida de judeus e outras populações perseguidas pelo nazismo, como negros, LGBTQIA+, Romani e dissidentes políticos, encontram-se hoje mais vulneráveis e ameaçadas no Brasil, após as falas de Monark”, diz o movimento, conforme publicação na coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo