Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, busca reeleição para Câmara dos Deputados e se propõe a ser uma ponte de articulação com o governo a partir do parlamento

Orlando Silva concorre para reeleição como deputado federal pelo PCdoB em São Paulo. Foto: Beatriz Ataidio / Mídia NINJA

Orlando Silva tem vasta experiência na política, tendo sido ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma Rousseff. Sua trajetória começou no movimento estudantil em Salvador, foi o primeiro presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE) depois de ter liderado o movimento secundarista no colégio estadual João Florêncio Gomes. De lá filiou-se ao Partido Comunista do Brasil.

Com uma trajetória de luta e enfrentando na pele o preconceito, relata que esses episódios foram impulso para sua formação. “Isso fere e marca a alma. Marca para a vida e ao mesmo tempo nos motiva a lutar para que tenhamos um país livre do racismo”.

Para combater essas violências, constrói e defende políticas de inclusão. Na sua percepção, falar das desigualdades social, econômica e racial mobiliza mais gente. O parlamentar construiu uma carreira comprometida com esses princípios e busca dar continuidade com novo mandato. Orlando reforça ainda a importância da conexão com a luta popular e os movimentos sociais, que são a base da sociedade brasileira.

Natural de Salvador, se mudou cedo para São Paulo e tem no bairro Bixiga e Bela Vista suas origens. Relembra que a história negra de São Paulo muitas vezes é apagada, como nesses bairros que são conhecido como polo da comunidade italiana, mas tem na sua raiz o povo preto e nordestino.

“Pra nós nunca é fácil E nós não podemos desistir nunca, temos que lutar até o fim pra conseguir buscar os nossos sonhos.”

Pretas e Pretos no Poder

Esta entrevista é uma realização da Mídia NINJA, Pretas e Pretos no Poder e 342 Artes e faz parte do nosso trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidato? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/orlandosilvasp
▪️ Facebook – facebook.com/orlandosilvasp
▪️ Twitter – twitter.com/orlandosilva