O festival Transforma, planejado para acontecer entre os dias 27 e 28 de março, contava com apoio financeiro do governo estadual e promoveria diversas atividades, incluindo a exibição de filmes com temática LGBTQIAPN+

Foto: reprodução

O Ministério Público de Santa Catarina iniciou um inquérito para investigar o prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSD), após a recusa em autorizar um evento LGBTQIAPN+ na cidade. A investigação, instaurada a pedido do vereador suplente de Florianópolis Leonel Camasão Cordeiro (PSOL), visa apurar se houve violação da laicidade do Estado, censura e homotransfobia por parte do prefeito.

O festival Transforma, planejado para acontecer entre os dias 27 e 28 de março, contava com apoio financeiro do governo estadual e promoveria diversas atividades, incluindo a exibição de filmes com temática LGBTQIAPN+. No entanto, a autorização foi negada pelo prefeito, que questionou o teor artístico do evento, alegando não se tratar de preconceito, mas sim de respeito aos princípios cristãos e familiares.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito argumentou que a decisão visava proteger os valores familiares e respeitar a classificação etária dos filmes, alegando que seus próprios filhos menores poderiam participar do evento, o que não era aceitável para ele.

Diante do veto, os organizadores do festival optaram pelo cancelamento do evento, alegando terem sido censurados e visando preservar a segurança de todos os envolvidos. Em comunicado oficial, enfatizaram o compromisso com o amor, respeito e acolhimento de todas as pessoas, repudiando discursos de violência e ódio.

O inquérito aberto pelo Ministério Público tramitará na 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul.

*Com informações da Carta Capital