A Minga Indígena é uma organização formada por indígenas dos Andes e da América Latina (Divulgação Minga)

 

Teca Curio, para a Cobertura Colaborativa NINJA na COP26

Nesta sexta-feira (12), a Minga – organização que reúne lideranças indígenas de vários países – exibiu em painel na COP26, o documentário “Aprendendo a ser humano”. Indígenas representando povos do Brasil, México, Equador, Peru e Argentina, também divulgaram o conteúdo de uma carta endereçada a lideranças da 26ª Conferência Mundial sobre o Clima.

Durante a conversa, denunciaram que os governos só pensam no comércio de carbono e não reconhecem os povos indígenas, tampouco a sabedoria ancestral que têm.

O documentário exibido aborda justamente, o conhecimento indígena como força crucial para frear as mudanças climáticas.

“Indígenas das Américas contaram suas histórias, de suas terras natais individuais, por meio de orientação ancestral e seguindo as palavras de seus corações. Todos eram diferentes, mas sustentavam princípios unificadores: nós somos a Natureza, precisamos nos tornar cientes das desigualdades e injustiças, precisamos reconhecer nossa homogeneidade antropológica e planetária, e com essa janela de tempo, que temos tão estreitamente, os humanos devem agir pela corrente e vida futura na Terra”, diz trecho de publicação da organização no Instagram.

Confira o painel na íntegra:

 

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!