Foto: Mídia NINJA

A Mídia NINJA foi uma das 35 personalidades e organizações a serem reconhecidas pelo Prêmio Chico Mendes de Resistência 2023. Criado em 2019 pelo Comitê Chico Mendes, no Acre, a celebração ocorre durante a Semana Chico Mendes 35 anos – o Empate de Retomada. Este ano, a curadoria da premiação ficou a cargo de uma Comissão especial nomeada pelo Comitê, liderada por Guma Rodrigues.

A agência de notícias Amazônia Real e outras organizações também foram nomeados, em um ano especial, marcado pela memória do líder seringueiro, Chico Mendes. “A premiação reconhece aqueles que, de maneira exemplar, mantêm viva sua visão para a Amazônia e seus povos”, afirma o Comitê.

Premiados Destaques

Jovem Liderança: Laiane da Costa Santos
Laiane Santos, moradora da Reserva Extrativista Chico Mendes, é uma ativista multifacetada: ambientalista, feminista, técnica agrícola, estudante de Sociologia e defensora de direitos humanos. Sua presença ativa em debates contribui para a construção de um mundo mais justo e sustentável.

Relevância Institucional: Mídia NINJA
Fundada em 2013, a Mídia NINJA é uma rede independente que busca novas formas de produção e distribuição de informação. Com mais de 2 milhões de apoiadores, a rede defende a comunicação democrática como um direito humano fundamental.

Comunidade Tradicional: Quilombo Nova Vista do Ituqui
Certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares, o Quilombo Nova Vista do Ituqui, em Santarém-PA, destaca-se pela preservação da cultura e identidade das comunidades tradicionais.

Personalidade: Claudelice da Silva Santos
Defensora de direitos humanos no Pará, Claudelice da Silva Santos continua sua batalha após o trágico assassinato de seu irmão José Claudio Ribeiro dos Santos e sua cunhada, Maria do Espírito Santo, em 2011. Seu compromisso persistente é uma inspiração para a defesa dos direitos à terra e à vida.

O Comitê Chico Mendes

O Comitê Chico Mendes é uma articulação de movimentos e militantes criado logo após o assassinato do ativista ambiental Chico Mendes e teve como primeiro objetivo mobilizar a sociedade, autoridades e governo para apurar o assassinato.

O Comitê gera e divulga ações pensadas a partir do legado de Chico Mendes, em âmbito nacional e internacional. Hoje o CCM possui um núcleo de jovens, engajados em levar adiante os ideais de Chico e a preocupação com o futuro do planeta, estes são os jovens da Revolução Socialista que o Chico escreveu em sua “carta testamento”.