A participação das mulheres negras na arte é histórica e expressiva, porém o reconhecimento e as oportunidades são escassas. Com isso em mente surge o BRAVA festival, em Cuiabá (MT), reunindo mulheres negras que produzem artes visuais. Dríade Aguiar, uma das fundadoras da Mídia NINJA, participa de um dos momentos finais do evento, dia 28/03 às 17:00 (Horário de Cuiabá).

Intitulado “Fala Brava”, a atividade que a NINJA faz parte propõe debate a “Arte em Redes Colaborativas e Midiáticas”. Além de provocar sobre o lugar cultura e arte digital, também veremos questionamentos sobre o cotidiano da mulher negra fazer isso de forma coletiva e colaborativa.

Além disso, Dríade também escreveu um texto de boas vindas à exposição visual que estará aberta no Museu da Imagem e Som da Cidade, a partir do dia 12 de abril. “Eu não sei o que você entende por arte. Mas imagino o que você entende por mulher. Principalmente mulheres pretas. Por isso, peço para que você se abra para cruzar esta linha e ver com outros olhos esta exposição”, convida ela. Esta exposição contará com mais de 40 obras de 10 artistas negras que compõem o festival.

Ao todo o evento dispõe de debates sobre possibilidades de atuação no mercado das artes; pautas sociais no processo criativo; estilo estético e redes colaborativas. A programação virtual segue nas semanas seguintes com oficinas, consultorias e performances com artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Mato Grosso. A programação completa está aqui.

“Queremos evidenciar o trabalho destas mulheres, colocando-as em lugar de destaque e dar voz ao conhecimento e à experiência destas artistas. Queremos também criar um espaço de troca e reflexão sobre as possibilidades de atuação no mercado artístico”, afirma a idealizadora e curadora do festival, Hiasmyn Lorraynne.

O projeto foi contemplado pelo edital de Mostras e Festivais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc – um claro exemplo das conquistas das mobilizações e articulações de mulheres negras na cultura.

Acompanhe mais informações no site e no instagram do festival.

SERVIÇO
Mídia NINJA No Festival Brava
Quando: 28/03 – 17:00 (Hora de Cuiabá)
Onde: Transmissão ao Vivo