Debate virtual promovido pelo Pulitzer Center será nesta quarta-feira (30), às 10h (Brasília)

Foto: Midia NINJA

Na próxima quarta-feira (30), a Mídia NINJA estará com painelistas dos Estados Unidos, Brasil e Bangladesh para uma conversa virtual sobre jornalismo, mudanças climáticas e o impacto nos trabalhadores e seu ambiente de trabalho. O debate começará às 10h (horário de Brasília). Para participação, é necessária inscrição prévia no webinar disponível online.

A iniciativa é do Pulitzer Center, uma organização sem fins lucrativos que atua em prol do jornalismo independente em todo o mundo.

Os participantes do painel debaterão como as mudanças climáticas foram tratadas pela mídia e responderão a perguntas sobre o que está faltando no cenário da reportagem. O debate vai procurar explorar, ainda, os riscos climáticos globais que ocorrem nos campos e no chão de fábrica. À medida que o mundo esquenta, quais empregos e setores de emprego, quais práticas, que tipos de manufatura – de chips de computador a baterias, produção de alimentos e moda rápida – estão ameaçados ou devem mudar? Como esses assuntos são difundidos pela mídia contemporânea?

A Mídia NINJA será representada por Marielle Ramires, uma das fundadoras da rede de midiativismo. Ela também atua na coordenação da Casa NINJA Amazônia, um espaço virtual que atua na defesa do bioma e de seus povos por meio da articulação de redes e produção de conteúdos.

Também participam do debate Saleemul Huq, membro sênior do Grupo de Mudanças Climáticas do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) em Bangladesh; Phaedra Pezzullo, premiada professora da Universidade do Colorado; Farhana Sultana, professora associada de geografia e meio ambiente da Universidade de Syracuse; Jon Sawyer, diretor executivo do Pulitzer Center; e Flora Pereira, gerente de Educação e Extensão das Florestas Tropicais do Pulitzer.