Site do TSE ficou instável em dia de grande ação nas redes mobilizada pela Mídia NINJA e considerada o maior crossover entre fã-clubes de cultura pop da história

Foto: Reprodução / Twitter

O site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou por um período de instabilidade na tarde desta segunda-feira (2), após intensas mobilizações no Twitter, que uniu bases de fãs com a tag #FandomsPeloVoto, além de tweets internacionais postados pelos atores Mark Ruffalo e Leonardo DiCaprio, convocando adolescentes e jovens brasileiros a tirar o título de eleitor.

A ação foi considerada pelos fandoms como o maior crossover entre fã-clubes de cultura pop da história. A campanha foi um dos assuntos mais comentados do dia, ampliando ainda mais o engajamento entre os clubes durante a mobilização na segunda-feira.

Alguns serviços online disponíveis no portal do Tribunal chegaram a sair do ar por alguns minutos. Segundo o tribunal, o problema foi causado pelo alto número de acessos. “As áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados”, diz o comunicado.

O prazo para a regularização do título de eleitor termina nesta quarta-feira (4), e a maior parte dos serviços pode ser feita pela internet. Diversos fandoms também elaboraram materiais que mostram o passo-a-passo para fazer o documento.

O desafio é grande: o número de novos títulos eleitorais por adolescentes caiu 82% em uma década, sendo que no mês de fevereiro, por exemplo, chegamos ao menor número já registrado, contando com 830 mil de adolescentes. Especialistas apontaram que a maior responsável pela baixa é o desinteresse pela política e falta de identificação partidária.

https://twitter.com/beyonceaccess/status/1521142480598618112

https://twitter.com/ARMY_HTP/status/1521145499709063168

https://twitter.com/uneoficial/status/1521155675258339330

https://twitter.com/arianagrandebr/status/1521142988138856451

Fandons pelo voto

Armys, Marvetes, Beliebers, DCnautas, Beyhive, Arianators, Little Monsters, Blink, Navys, Barbz, Billie Eilish stans, Bardi Gang, Directioners, Harries, Selenators, KatyCats… Uma série de fã-clubes de artistas como BTS, Justin Bieber e Ariana Grande, se juntaram a fãs das brasileiras Anitta, Pabllo Vittar e Duda Beat e quem acompanha as produções da Marvel e DC, além de séries como Young Royals, Élite, Heartstopper.

Os grupos continuam em intensa mobilização até o próximo dia 4 de maio, quando termina o prazo para o alistamento eleitoral. A campanha buscar atingir adolescentes de 16 a 18 anos, faixa facultativa do voto.

A ação fez parte da Campanha “Maratona do Voto”, organizada pela Mídia NINJA, juntamente com a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. A iniciativa suprapartidária se soma a outras campanhas para democratizar informações e incentivar o registro do título de eleitor para os jovens. Nos próximos dias, outras mobilizações online acontecerão, envolvendo outros grupos com influência direta nos possíveis novos eleitores.

Fandoms pelo voto: fãs se unem em campanha para mobilizar eleitores jovens