O site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou por um período de instabilidade na tarde desta segunda-feira (2), após intensas mobilizações no Twitter, que uniu bases de fãs com a tag #FandomsPeloVoto, além de tweets internacionais postados pelos atores Mark Ruffalo e Leonardo DiCaprio, convocando adolescentes e jovens brasileiros a tirar o título de eleitor.

A ação foi considerada pelos fandoms como o maior crossover entre fã-clubes de cultura pop da história. A campanha foi um dos assuntos mais comentados do dia, ampliando ainda mais o engajamento entre os clubes durante a mobilização na segunda-feira.

Alguns serviços online disponíveis no portal do Tribunal chegaram a sair do ar por alguns minutos. Segundo o tribunal, o problema foi causado pelo alto número de acessos. “As áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados”, diz o comunicado.

O prazo para a regularização do título de eleitor termina nesta quarta-feira (4), e a maior parte dos serviços pode ser feita pela internet. Diversos fandoms também elaboraram materiais que mostram o passo-a-passo para fazer o documento.

O desafio é grande: o número de novos títulos eleitorais por adolescentes caiu 82% em uma década, sendo que no mês de fevereiro, por exemplo, chegamos ao menor número já registrado, contando com 830 mil de adolescentes. Especialistas apontaram que a maior responsável pela baixa é o desinteresse pela política e falta de identificação partidária.

Fandons pelo voto

Armys, Marvetes, Beliebers, DCnautas, Beyhive, Arianators, Little Monsters, Blink, Navys, Barbz, Billie Eilish stans, Bardi Gang, Directioners, Harries, Selenators, KatyCats… Uma série de fã-clubes de artistas como BTS, Justin Bieber e Ariana Grande, se juntaram a fãs das brasileiras Anitta, Pabllo Vittar e Duda Beat e quem acompanha as produções da Marvel e DC, além de séries como Young Royals, Élite, Heartstopper.

Os grupos continuam em intensa mobilização até o próximo dia 4 de maio, quando termina o prazo para o alistamento eleitoral. A campanha buscar atingir adolescentes de 16 a 18 anos, faixa facultativa do voto.

A ação fez parte da Campanha “Maratona do Voto”, organizada pela Mídia NINJA, juntamente com a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. A iniciativa suprapartidária se soma a outras campanhas para democratizar informações e incentivar o registro do título de eleitor para os jovens. Nos próximos dias, outras mobilizações online acontecerão, envolvendo outros grupos com influência direta nos possíveis novos eleitores.

https://midia.ninja/news/fandoms-pelo-voto-fas-se-unem-em-campanha-para-mobilizar-eleitores-jovens/