Com lançamento em 19 de abril, “Amazônia Ancestral” é o 5º episódio do projeto Brigada Amazônia e trata sobre o processo de engajamento de povos indígenas

Fotos: Felipe Beltrame / Brigada Amazônia

A Mídia NINJA lança na próxima segunda-feira (19), dia de luta dos povos indígenas do Brasil, o documentário “Amazônia Ancestral”, às 20h. O filme integra a série Brigada NINJA Amazônia que percorreu cinco estados da região para ampliar a denúncia contra a destruição das florestas e de seus povos. O episódio tem 14 minutos e é o último da série que traz narrativas sobre a proteção do bioma diretamente por quem nele vive e a partir de diferentes pontos de vista. O lançamento será no canal de Youtube da Mídia NINJA e COIAB, com transmissão ao vivo nas páginas de Facebook da Coiab, Apib e Casa NINJA Amazônia.

O episódio acompanha a XVII Assembleia da COIAB, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, realizada em Santo Antônio do Içá (AM), e mostra como indígenas dos mais diversos povos começaram a construção de um movimento social que teve como meta inicial a própria sobrevivência indígena e hoje luta pela manutenção de seus direitos. No dia do lançamento a COIAB completa 32 anos de existência.

Os depoimentos mostram como lideranças precisaram enfrentar do preconceito à morte, a ponto de sair de seus territórios e ir a Brasília, para a defesa de suas terras. “Pra gente não é fácil porque nós deixamos família, nossos pais, nossos filhos. Mas é um ‘deixar’ não porque fomos embora, mas para lutar por eles”, diz a indígena Nara Baré, coordenadora da entidade.

Confira o trailer do filme abaixo:

Brigada Amazônia

Cada documentário lançado para a série Brigada Amazônia traz a denúncia a partir de diferentes estados da região amazônica. Foram realizadas cinco rotas, começando no Acre e passando por Rondônia, Pará, Mato Grosso, além do Amazonas. No pico das queimadas durante o período da seca de 2019, que ganhou ampla repercussão internacional, a Mídia NINJA lançou uma convocatória em suas redes para montar equipes de comunicação que pudessem narrar o cotidiano de quem lutava contra a devastação, dando início ao projeto.

À frente e por trás das câmeras, estiveram indígenas, ribeirinhos e brigadistas voluntários que correram contra o tempo para evitar uma tragédia maior que a que ocorreu naquele ano. Em junho, o desmatamento na Amazônia havia registrado o pior cenário dos últimos 13 anos. Os episódios também trouxeram denúncias de ameaças e torturas por conflitos por terra no Acre, os incêndios no Cerrado Amazônico em Mato Grosso, o impacto das hidrelétricas nas comunidades ribeirinhas de Rondônia e a grilagem, queimadas e criminalização dos movimentos no Pará. Todos os filmes estão disponíveis no canal da Mídia NINJA, no Youtube e no site do projeto brigada.midianinja.org