Foto: Rachel Daniel / Midia NINJA

Durante todo o mês de agosto, mês dedicado ao orgulho e à visibilidade lésbica, a Mídia NINJA junto às Frentes ELLA (Rede Latino-Amercano de Feminsmos) e o FOdA (Fora do Armário editoria e frente de mobilização LGBTQIAP+), têm preparado um conteúdo especial sobre o tema.

Neste final de semana não será diferente. Dedicada ao amor sapatão e à visibilidade de mulheres lésbicas, confira a programação que estamos preparando.

Papo NINJA

Hoje, às 19h, a cantora e instrumentista Maria Gadu conversa com a atriz Bruna Linzmeyer pelo Instagram da Mídia NINJA ao vivo. O #PapoNINJA sobre a visibilidade lésbica já tiveram essa semana debates com Nanda Costa, Fernanda Soares, Ana Claudino, Jahmine, Larissa Andrade, Dandara Maria, Jessyka Yakecan e Lela Gomes.

Você pode conferir todos os debates no IGTV da Mídia NINJA.

Pre-ELLA Lesbica 

O Brejo Virtual, em parceria com o ELLA, realixou no último dia 26 o encontro “Quem são as lésbicas visíveis?”. Com mediação de Ana Claudino, criadora do canal Sapatão Amiga no Youtube, do podcast LesboSapiência, o debate contou com  Milly Costa, preta, gorda, sapatão, multmilitante nos movimentos de mulheres negras, antigordofobia, movimento lésbico e LGBTQIA, antiracista e de povos de candomblé. E Larissa Andrade, sapatona, pesquisadora independente de história lésbica, membra da rede Latinoamericana AMAI.

Confira aqui.

OcupaSapatão na Casa NINJA Bahia

A Plataforma Fervo2k20 em parceria com o Coletivo Kiu!, o Forum EnLesBi e a Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) vão ocupar nesta sexta-feira o Instagram da Casa NINJA Bahia pela Visibilidade LesBi.

A ocupação vai ficar por conta de Mariana Queiroz, Zaza Almeida, Amelia Maraux, Eide Paiva, Milita Sattiva, Maria Santana, Eva Sattiva, Towanda Verde Frita e a Dejane Cigarra (aka Luana Malheiro).

A programação vai contar com debates mas também com performances e outras apresentações artísticas imperdíveis.

A Amazônia que você não conhece

E quem são as mulheres lésbicas da região Norte. Neste sábado o programa “A Amazônia que você não conhece” será dedicado ao tema Visibilidade Lésbica, às 11h (Brasília), no canal da Mídia NINJA no YouTube.

Em sua 9ª edição, o programa fará uma conexão direta com o Acre, Pará, Roraima e Amazonas com convidadas da comunidade L que compartilham suas experiências e vivências com a gente!

O programa vai contar as experiências de Elisa Coimbra, poetisa, educadora e gestora de projetos no Grupo Margens e Cabocada Punk de Boa Vista (RR); Naty Veiga, produtora cultural, pesquisadora na área de Economia Criativa LGBTQIAP+, uma das idealizadoras do projeto ‘’Miga, Sua Lôca! Cultura Diversidade em Manaus (AM); Juliana Damasceno, Hureté na nação Jeje Savalu e ativista do Coletivo Sapato Preto de Belém (PA); e de Rio Branco (AC), Kika Sena, poetisa, atriz e integrante da Coletiva Teatral Es Tetetas.

Design Ativista

O #DesignAtivista também entrou na programação e fez mais um chamado para ocuparmos as redes com muita criatividade e amplificar as vozes pela visibilidade lésbica.

Se você for designer gráfica e quiser participar, pode produzir uma arte sobre o ttema do Orgulho Sapatão e postar com as tags #DesignAtivista e #VisibilidadeLesbica.

Quem já fez artes durante todo mês do Orgulho Lésbico pode editar a descrição adcionando as tags da convocatória.

A ideia é aproveitar o sábado e fazer uma ocupação artística em nossas timelines.

View this post on Instagram

SÁBADO, DIA 29/08, É DIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA O #DesignAtivista faz mais um chamado para ocuparmos as redes com muita criatividade e amplificar as vozes pela visibilidade lésbica. A ideia é dar ainda mais difusão à pauta por mais respeito e valorização da identidade sapatão. CONVOCATÓRIA CRIATIVA Produza sua arte sobre o tema e poste com as tags #DesignAtivista e #VisibilidadeLesbica. Quem já fez artes durante todo mês do Orgulho Lésbico pode editar a descrição adicionando as tags da convocatória. ENTENDA ESTA DATA: O mês de agosto, por conta de datas importantes para a história do movimento lésbico, é considerado o mês do Orgulho e da Visibilidade Lésbica. No último dia 19, relembramos a data em que o movimento de mulheres lésbicas ocuparam e foram confrontadas no Ferro's Bar em São Paulo. Neste dia 29 de agosto, lembramos a data do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), em 1996. Organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ), o encontro teve como tema “Visibilidade, Saúde e Organização", dando amplitude a temas sobre sexualidade, prevenção de ISTs e HIV/AIDS, trabalho e cidadania na voz de mulheres lésbicas. Sendo um marco signifivativo para a história dos avanços de direitos das mulheres lésbicas, este foi o dia escolhido para representar a importância do combate à lesbofobia. Fora lesbofobia! Respeite o amor sapatão. Reconheça e valorize mulheres lésbicas. #DesignAtivista #VisibilidadeLesbica

A post shared by #DesignAtivista (@designativista) on

Por que visibilidade lésbica? Entenda a data

O mês de agosto, por conta de datas importantes para a história do movimento lésbico, é considerado o mês do Orgulho e da Visibilidade Lésbica. No último dia 19, relembramos a data em que o movimento de mulheres lésbicas ocuparam e foram confrontadas no Ferro’s Bar em São Paulo.

Neste dia 29 de agosto, lembramos a data do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), em 1996. Organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ), o encontro teve como tema “Visibilidade, Saúde e Organização”, dando amplitude a temas sobre sexualidade, prevenção de ISTs e HIV/AIDS, trabalho e cidadania na voz de mulheres lésbicas.

Sendo um marco signifivativo para a história dos avanços de direitos das mulheres lésbicas, este foi o dia escolhido para representar a importância do combate à lesbofobia.