Partindo da cultura, a Mídia NINJA foi construída com pautas voltadas à luta social e à articulação de transformações culturais, políticas, econômicas e ambientais. Desde 2010, o canal ajuda a dar visibilidade às campanhas progressistas e diversas no Brasil todo.

A partir de projetos como Campanha de Mulher, Pretas e Pretos no Poder, Campanha Indígena, Vereadores que Queremos, Candidate-se e outras plataformas de visibilidade, a rede atua para defender princípios e valores comuns, além de impulsionar propostas que buscam ampliar a representatividade de grupos sociais marginalizados na política institucional. Suas ações e conteúdos já colaboraram com a eleição de mais de 150 candidatas e candidatos, sendo 29 mulheres apenas em 2018. Foi o maior salto de mulheres eleitas na história da Câmara Federal. Em 2022 não poderia ser diferente.

Reafirmando seu comprometimento com a defesa da democracia e as pautas e candidaturas progressistas, o canal independente apresenta séries como “Conheça”, “BuzzQQ” e “Congressistas Que Queremos”. As sessões, não pagas e sem vinculação às campanhas, apresentam candidaturas e colaboram para o esclarecimento e a construção de consciência política do eleitorado.

Atendendo à legislação eleitoral (Lei no 9.504/97, art. 57-A e seguintes; Res. TSE no 23.610/2019, art. 27 e seguintes), a Mídia NINJA destaca que os conteúdos publicados no período das eleições não configuram propaganda eleitoral e sim um trabalho informativo de caráter de interesse público.

Campanhas cidadãs

Além das ações de visibilidade, a Mídia NINJA busca ainda apresentar iniciativas cidadãs ligadas às agendas de movimentos sociais, como observatórios, plataformas de pesquisa, cartas de compromisso, debates e projetos ligados às áreas da educação, cultura, meio ambiente, direito das mulheres, dos negros e negras, indígenas, da comunidade LGBTQIA+, entre outros.

Projetos de combate à desinformação, defesa da democracia e checagem de informações também têm espaço na editoria do canal. Uma das iniciativas, em parceria com a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), oferece aulas públicas que colocam em diálogo o melhor do conhecimento produzido até agora sobre fake news e experiências inovadoras de ativismos empenhados no combate à desinformação com foco nas eleições de 2022.

Observatório

Em parceria com a Mídia NINJA, o Observatório das Eleições estreou sua Coluna NINJA nesta quinta-feira (8) com análises semanais de especialistas no campo político, sociólogo, jurídico e comunicação. A iniciativa é do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT)

A parceria tem como objetivo ampliar o alcance e impacto das análises do Observatório sobre as eleições de 2022. Iniciado em 2018, o Observatório desenvolve a terceira edição do debate sobre as questões centrais envolvidas no processo eleitoral. O Observatório fará suas análises por meio das editorias de Justiça e Eleições, Opinião Pública, Gênero e Raça, Desinformação e Redes, Atores coletivos, Legislativo, Meio Ambiente, Estaduais e Geral.