Plataforma de visibilidade apresenta nomes para cargos legislativos em todo o território nacional

Confira a lista completa em midianinja.org/eleicoes2022

Acesse a lista em midianinja.org/eleicoes2022

No ano de luta para derrotar o fascismo e defender o Estado Democrático de Direito, a Mídia NINJA lança a plataforma Lista NINJA nas Eleições com cerca de 350 candidaturas, incluindo as 258 candidatas da Campanha de Mulher. O trabalho independente reafirma o compromisso com a defesa da democracia ao apresentar projetos diversos e comprometidos com os direitos sociais em todo o Brasil.

Esta ação de visibilidade das candidaturas atua para defender princípios e valores comuns, além de impulsionar propostas que buscam ampliar a representatividade de grupos sociais marginalizados na política institucional.

“Nossa expectativa é alta para aumentar a representativade no Congresso Nacional e reafirmar a defesa da democracia e a luta contra as bancadas conservadoras, confrontando de frente com pautas populares. É muito importante elegermos Lula para voltarmos a ser felizes, mas também é fundamental ter um Congresso forte para reconstruir o Brasil”, diz Felipe Altenfelder, coordenador da ação.

O perfil das candidaturas estão sendo divulgadas nos canais da Mídia NINJA: YouTube, site, Facebook e Instagram.

Campanha de Mulher

Em 2018, o projeto foi lançado e participou do movimento que possibilitou o maior salto de mulheres eleitas na história da Câmara Federal. Em 2020, atuou na busca de visibilidade para centenas de vereadoras em campanha durante a pandemia. Em 2022, a ação resgata sua força para a disputa do Congresso Nacional e Assembleias Estaduais, com a consciência de que o voto e a candidatura das mulheres serão decisivas neste pleito

A proposta assinada pela Mídia NINJA, 342 Artes e Planeta Ella dá visibilidade para 258 candidatas, suas histórias e suas lutas para aumentar a representatividade feminina na política.

As candidatas estão são divulgadas nas redes NINJA e prioriza mulheres negras, periféricas, indígenas, quilombolas, LGBT e ativistas. São perfis diversos que confrontam os padrões conservadores do Congresso Nacional, formado na maioria por homens brancos, ricos e poderosos. Confira todas candidatas em campanhademulher.org.

“Se em 2018 demos um salto histórico de representatividade feminina no Congresso Nacional, neste ano queremos dobrar este número. Somos a maioria entre os eleitores e são as mulheres que vão decidir a eleição majoritária e derrotar Bolsonaro”, afirma Dríade Aguiar, coordenadora do projeto.

Histórico

Desde 2010, o canal da Mídia NINJA ajuda a dar visibilidade a campanhas progressistas e diversas no Brasil todo. Há 12 anos, a rede busca ampliar a representatividade de grupos sociais marginalizados na política institucional.

Projetos como Campanha de Mulher, Pretas e Pretos no Poder, Campanha Indígena, Vereadores que Queremos, Candidate-se e outras plataformas de visibilidade, foram destaque nos últimos anos defendendo projetos ligados às áreas da educação, cultura, meio ambiente, direito das mulheres, dos negros e negras, indígenas, da comunidade LGBTQIA+, entre outros.

Dríade Aguiar destaca o início da Campanha de Mulher que nasceu na dor do assassinato de Marielle Franco e do golpe parlamentar sofrido pela presidenta Dilma Rousseff, ambos em 2016.

Marielle fez parte das ações da NINJA nas eleições de 2016, quando foram capturadas as imagens e entrevistas que repercutem mundialmente. “Perder a Mari nos deu um senso de responsabilidade com o legado de sua história. Por isso ficamos sempre atentos e acompanhamos cada candidata que damos visibilidade”, destaca Dríade.

Em 2018, a Campanha se colocou na linha de frente contra a eleição de Bolsonaro e contou com uma organização fantástica que colaborou para o “Ele Não!”. “Foi um ano difícil, principalmente para as mulheres, mas foi uma luta necessária”, diz a redatora e co-fundadora da Mídia NINJA.

Já em 2020, a ação se deparou com a pandemia e a dificuldade de se fazer campanha nas ruas. A plataforma então iniciou a formação das candidatas através de oficinas e ensinamentos com grandes nomes da política nacional e internacional.

“Se analisarmos o Congresso há quatro anos, o número de mulheres negras, periféricas e indígenas era infinitamente menor. Demos um passo muito importante neste período e queremos fortalecer e ampliar ainda mais neste ano”, afirma Dríade.

Campanhas cidadãs

Além das ações de visibilidade, a Mídia NINJA busca ainda apresentar iniciativas cidadãs ligadas às agendas de movimentos sociais, como observatórios, plataformas de pesquisa, cartas de compromisso, debates e projetos ligados às áreas da educação, cultura, meio ambiente, direito das mulheres, dos negros e negras, indígenas, da comunidade LGBTQIA+, entre outros.

Projetos de combate à desinformação, defesa da democracia e checagem de informações também tem espaço na editoria do canal. Uma das iniciativas, em parceria com a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), oferece aulas públicas que colocam em diálogo o melhor do conhecimento produzido até agora sobre fake news e experiências inovadoras de ativismos empenhados no combate à desinformação com foco nas eleições de 2022.

Observatório

Em parceria com a Mídia NINJA, o Observatório das Eleições estreou sua Coluna NINJA nesta quinta-feira (8) com análises semanais de especialistas no campo político, sociólogo, jurídico e comunicação. A iniciativa é do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT)