Intervenção de denúncia das queimadas na Amazônia Brasileira na porta do Parlamento Europeu durante a Jornada Sangue Indígena: Nenhuma Gota a Mais. Foto: Erick Marky Terena / Mídia Índia

A política ambiental do Brasil afeta algumas das florestas mais importantes do mundo, assim como as comunidades tradicionais que vivem dentro e fora delas. Isso produz um efeito em cadeia no clima, no planeta, na temperatura das grandes cidades e até na economia. Fundos de investimento estrangeiro e projetos de incentivo à bioeconomia na região amazônica poderiam gerar ativos para o povo brasileiro, mas infelizmente essa não é a situação atual.

O Brasil está enfrentando uma crise de reputação e é um pária na política internacional por seus ataques à democracia e seus danos ambientais.

Para falar dessas relações mas também aprofundar sobre temas relacionados à política internacional e as relações brasileiras fora do país, a Mídia NINJA se uniu à Fern, uma organização sediada no coração da União Europeia que é dedicada a proteger as florestas e os direitos das pessoas que delas dependem. O objetivo da parceria é produzir conteúdos informativos para identificar as ameaças ambientais e trabalhar com as pessoas para que a tomada de decisões políticas seja mais conscientes e a sociedade participe delas.

O primeiro vídeo da parceria responde as principais perguntas sobre o acordo comercial e sua importância para as comunidades e as florestas. Esperamos que essas informações subsidiem as organizações da sociedade civil brasileiras e alertem os órgãos responsáveis e a população sobre os riscos desse acordo do modo em que está. Ainda há tempo para reformular e colocar o meio ambiente e os direitos humanos no centro da discussão. Na sequência virão novos conteúdos no tocante ao parlamento europeu.

Siga Fern no youtube e acompanhe os próximos lançamentos.