(Divulgação FOSPA)

A Mídia NINJA, junto à Casa NINJA Amazônia, estarão no Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), que acontece em Belém de 28 a 31 de julho, e lançam neste domingo, 10, um chamado para a cobertura colaborativa do evento, que traz centenas de participantes de todos os países da região.

A cobertura é aberta a jornalistas, comunicadores, ativistas e interessados pelo tema. O objetivo é colocar luz no que acontece em um dos maiores eventos da Pan-Amazônia, realizado por 54 organizações dos 9 países que formam a região. Após a inscrição, os selecionados poderão contribuir de forma presencial ou online com a produção de conteúdo.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada no formulário abaixo.

X FOSPA

O encontro surge no âmbito do Fórum Social Mundial para lutar pela vida, pela Amazônia e seus povos. É um espaço de articulação dos povos e movimentos sociais para a incidência e a resistência política e cultural frente ao modelo de desenvolvimento neoliberal, neocolonial, extrativista, discriminador, racista e patriarcal.

A programação acontecerá na Universidade Federal do Pará (UFPA) e realizará, entre outras atividades, o Ato dos Mártires, sessão do Tribunal Internacional dos Direitos da Natureza, do Tribunal Internacional dos Crimes de Guerra e encontro da Frente Parlamentar Mundial em Defesa da Natureza.

Estarão na marcha, entre outras organizações e movimentos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e o Greenpeace. E em participação virtual, o cacique Raoni, a ativista ambiental Greta Thunberg, o ator Paulo Betti e o cineasta Zelito Viana.

O movimento, sob a responsabilidade dos nove países que integram a Pan-Amazônia, contará com as presenças de lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhos que, juntos, vêm construindo um forte e crescente histórico de resistência em defesa de seus territórios.