Foto: Mídia NINJA

Trazendo para o centro do debate as intersecções entre arte, cultura, ativismo e comunicação, a Mídia NINJA participou de um dos debates da live de 10 anos do projeto Benfeitoria. Conectando pessoas a projetos, a plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria celebrou uma década desde o início das atividades, em 2011, em uma live de 10 horas de duração e uma programação voltada a debates e a atividades culturais. O programa foi ao ar nesta quarta-feira, 28 de abril.

A ativista Dríade Aguiar, uma das fundadoras da Mídia NINJA, participou da mesa “Café Com Coragem: Cultura e Ativismo” compartilhando a vivência no engajamento em causas sociais a partir da arte e da cultura, culminando na criação da Mídia NINJA em 2013. Com ela, participou Fábio Scwarcwald, diretor do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A programação do Benfeitoria contou ainda com debates voltados sobre privilégio branco, filantropia regenerativa, equanimidade digital e autocuidado.

Provocada sobre a função da arte no ativismo, Dríade trouxe experiências de colaboração da Mídia NINJA na estetização de causas sociais e atos políticos. Um exemplo é a rede Design Ativista, que atua “transformando em memes, cartazes, folders, a realidade política em que vivemos”. Dríade complementa que “iconografia é algo muito importante na política. Vários momentos históricos do mundo estão aliados a um cartaz, paleta de cores, música, sentimentos e o design é uma ferramenta para tangibilizar isso”.

Confira abaixo a programação na íntegra do evento: