“Esse não é um peito estético, é um peito político”, escreveu a artista e ativista trans Valéria Barcellos em uma publicação emocionante sobre a intervenção cirúrgica que fez ao colocar silicone nos seios. Depois de usar seu primeiro sutiã, uma semana após a cirurgia de mamoplastia de aumento, ela escreveu uma carta sobre o momento e registrou em vídeo a própria reação.

Valéria Barcellos é, como ela mesma pontua, uma multiartista. É cantora, atriz, DJ, performer, escritora e artista plástica. Já recebeu o troféu de “Mulher Cidadã”, a maior honraria dada a mulheres no estado do Rio Grande do Sul.

Não é a primeira vez que a artista compartilha momentos tão íntimos e representativos. Ela já sofreu a descoberta de um câncer e passou a relatar sua vivência no livro Transradioativa, uma obra em que consta não apenas as vitórias sobre a doença, mas a luta contra o epistemicídio da população negra e LGBTTQ+.

“Coloquei uma música, tomei banho, separei as peças liguei a câmera e minha reação foi essa”, escreveu. “Essa é mais uma versão de mim mesma, e eu tô muito feliz com/por ela!”

Pelos comentários, é possível ver como aquele momento inspirou e emocionou muita gente.

Valéria, logo no início em sua primeira publicação, faz questão de elucidar que os silicones não foram responsáveis por fazê-la mais mulher. “Não foi o silicone que me fez ser quem sou. Mas quem eu sou hoje que me fez ter acesso, força, coragem e vontade dessa cirurgia. A mulher que sempre fui nunca precisou de nada disso”, escreveu.

“Nós (pessoas trans) ficamos sempre mais lindas quando estamos felizes”, escreveu Caluã Eloi.

Confira o texto completo abaixo: