Uma análise regional revela disparidades ainda mais preocupantes. Nos estados da região Norte, especialmente no Amazonas (57%), Amapá (56%), Rondônia (55%) e Acre (54%), um número significativo de mulheres relatou ter sido vítima de violência doméstica

Foto: Marcelo Casal Jr

Metade das mulheres no Brasil afirmou ter sofrido violência doméstica e familiar. Esse dado alarmante do Mapa Nacional da Violência de Gênero foi divulgado nesta quinta-feira (14) durante um evento da Rede Brasil do Pacto Global da ONU na 68ª Sessão da Comissão da Situação da Mulher das Nações Unidas, em Nova York.

A pesquisa, fruto de uma parceria entre o Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV), o DataSenado, o Instituto Avon e a Gênero e Número, entrevistou mais de 21 mil brasileiras por telefone, no período entre 21 de agosto e 25 de setembro de 2023.

Os resultados são assustadores: 48% das mulheres entrevistadas relataram ter passado por alguma forma de violência doméstica e familiar. Ainda mais preocupante é que, dentre essas mulheres, 30% reconheceram a violência vivida e a nomearam como tal, enquanto outras 18% ainda não se identificaram espontaneamente como vítimas, mas admitiram ter passado por situações específicas de violência doméstica quando questionadas.

Uma análise regional revela disparidades ainda mais preocupantes. Nos estados da região Norte, especialmente no Amazonas (57%), Amapá (56%), Rondônia (55%) e Acre (54%), um número significativo de mulheres relatou ter sido vítima de violência doméstica. A região Sudeste também não fica atrás, com o Rio de Janeiro e Minas Gerais, ambos com 53% das mulheres relatando experiências de violência.

Além disso, o estudo revela que aproximadamente 7 em cada 10 brasileiras conhecem alguém que sofreu violência doméstica, destacando a extensão do problema e sua presença difundida na sociedade.

Esta é a primeira vez, desde 2005, que a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher apresenta recortes estaduais, oferecendo uma visão mais detalhada e abrangente da situação em todo o país.