Imagens: Divulgação

Por Bryan Barros para cobertura colaborativa da Cine NINJAO que esperar da categoria mais aclamada da noite (não diria mais esperada porque já “sabemos” o resultado)? Com 10 nomes entre os indicados a ‘Melhor Filme’, vamos passar brevemente um por um (em uma espécie de ranking pessoal) e vermos quem está mais cotado para ganhar.

Entre Mulheres

O filme conta a história de um grupo de mulheres que mora em uma colônia isolada e estão decidindo o que fazer em relação aos diversos abusos dos homens da comunidade.

Eu não queria começar falando com ‘Entre Mulheres’, mas ele foi o filme que menos gostei de todos os indicados, por puro gosto pessoal. Ele é sim um ótimo filme e vale a experiência, e na minha opinião ele merece muito mais está entre os indicados, diferentemente de ‘Avatar 2: o caminho da água’ e ‘Top Gun: Maverick’.

Também está indicado a ‘Melhor Roteiro Adaptado’ e tem fortes chances de ganhar. O filme é basicamente diálogos, e eles conseguem exprimir todas as emoções, dores, vivências, demônios e ideias das personagens, sem apelar para nenhuma cena forte ou apelativa, falas simples com ótima atuações e muito bem escritas. Mas tá longe de ser top 3 de melhor filme.

Foto: Divulgação

Elvis

A cinebiografia de Elvis Presley acompanha décadas da vida do artista a partir da sua relação com seu empresário “Coronel” Tom Parker.

‘Elvis’ é o famoso filme acima da média, ele é divertido, dramático e cumpre o que promete, mas poderia ser mais. Seu ritmo é frenético e sua edição muito envolvente (gosto muito dela) e não tem nem o que falar da trilha sonora. Eu só não entendo e não gosto do filme ser narrado pelo empresário, acho que foi uma decisão ruim do filme, e poderiam ter abordado mais profundamente a vida do Elvis, acho que ficou muito superficial em algumas partes.

Teve mais sete indicações: Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Direção de Arte (design de produção) e Melhor Som. Desses só deve levar cabelo e maquiagem, e figurino.

Austin Butler rouba a cena como Elvis. Foto: Reprodução

Nada de Novo no Front

Acompanhamos o adolescente Paul Baumer e seus amigos que se alistam voluntariamente no exército alemão na primeira guerra mundial, sendo movidos por uma onda de fervor patriótico.

Um bom filme, não me pegou muito, mas gosto da frieza que é retratada a guerra, porque é isso que ela é, um verdadeiro monstro sem alma que não liga em qual lugar da terra você mora, ela apenas mata quem estiver no campo de batalha. Um ‘matar ou ser morto’ organizado pelos poderosos chefes de estados que só ficam atrás das grandes mesas de madeira regadas a luxo, enquanto os jovens soldados estão passando fome em meio a uma lama fria e mórbida. O filme retrata muito bem isso, e tem umas coisas muito legais, como a trilha sonora, que sempre parece que algo está por vir, e realmente está.

O segundo filme com mais indicações empatado junto com ‘Os Banshees de Inisherin’, com Melhor roteiro adaptado, Melhor fotografia, Melhor trilha sonora, Melhor direção de arte, Melhor cabelo e maquiagem, Melhor som, Melhor efeitos visuais e Melhor filme internacional. Tem grandes chances de levar roteiro adaptado, fotografia e até mesmo trilha sonora, e com certeza deve levar melhor filme internacional. Apesar de gostarem muito dele, não é um dos favoritos para levar o melhor filme.

Nada de Novo no Front. Foto: reprodução

Top Gun: Maverick

Na continuação do clássico de 1986, vemos o piloto Pete ‘Maverick’ depois de décadas de experiência e trabalho, agora preparando uma equipe para uma missão (quase) impossível.

Um filme que tem que ser visto no cinema, não tem jeito, ele é um filme que foi feito para os cinemas e a imensa tela e ótimas saídas de áudios apenas melhoram em muita a experiência de assistir Top Gun. Os sons te levam a outro nível de imersão, as cenas aéreas que são um espetáculo a parte te deixam angustiado e com os olhos vidrados na tela. Um filme muito técnico que melhora em muitas coisas o primeiro, e peca em diversas outras coisas no roteiro. Tem uns conflitos e situações que eles tentam trabalhar, mas parece que não avança, e reviravoltas atrás de reviravoltas.

Com seis indicações, contando Melhor filme, temos: Melhor roteiro adaptado, Melhor canção original, Melhor som, Melhor edição, Melhor efeitos visuais. E sim, também não entendo por que ele está indicado para melhor roteiro adaptado e não tá para melhor fotografia. Com certeza deve ganhar som, é um forte concorrente para edição, mas acho (e também não torço) que não ganhe.

Foto: Divulgação

Avatar 2: O Caminho da Água

Na continuação vemos os humanos voltando para Pandora e ameaçando a nova vida e família do Jake Sully e Ney’tiri, e tendo que se refugiar em um dos clã dos na’vi, o povo da água.

Avatar é um filme problemático por si só, uma estereotipização de povos indígenas e toda a questão do ‘salvador branco’ em relação ao protagonista Jake Sully. Igual a Top Gun: Maverick, essa também continuação é um filme muito técnico e peca muito no roteiro, e acho que não deveriam ter sido indicados a Melhor Filme. O caminho da água é sim muito, muito, muito lindo, um verdadeiro espetáculo, principalmente nas cenas embaixo da água. Nem parece que é um filme que quase inteiramente é protagonizado por criaturas fantásticas azuis de quase 3 metros.

Indicado também a Melhor direção de arte, Melhor Som e Melhor efeitos visuais. Acho que merecia mais ter sido indicado como melhor direção com James Cameron, do que melhor filme. Com certeza vai levar melhor efeitos visuais e só.

Foto: Divulgação

Triângulo da Tristeza

Um cruzeiro para os super-ricos afunda, deixando os sobreviventes, incluindo um casal de celebridades, presos em uma ilha.

Um filme com muitas interpretações, muitos subtextos e muita sátira. Ele não só zoa os ricaços, mas também mostram como eles são inteiramente hipócritas e precisam mais dos outros, do que precisamos deles, enquanto faz um retrato da sociedade em um barco. Eu gostei muito do filme, e me diverti bastante com ele, acredito que vão entender a mensagem ‘base’ do filme, mas talvez em alguns momentos possa ficar um pouco confuso algumas referências, mas vale assistir sim, é um ótimo filme.

Teve mais duas indicações com Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Não deve levar nenhum prêmio por causa do favorito dessa edição.

“Triângulo da Tristeza”, de Ruben Östlund. Foto: Divulgação

Os Fabelmans

Vemos a história do jovem Sammy Fabelman que se apaixona por filmes e cinema, após ir ao cinema pela primeira vez. E com uma câmera ele começa a criar seus próprios filmes.

Um filme que pra mim se resume em uma palavra: ‘Aconchegador’, ele te faz ficar de coração quente, é uma história muito bonita e apaixonante, que por mais tenha seus demônios, não deixamos nunca de ver pessoas, que eram, acertam, amam, traem, etc. E também ele é uma carta de amor do Steven Spielberg para o cinema e sua família, realmente muito bonito o filme. Mas ele acaba sendo isso, não que seja ruim, mas não é surpreendente para ganhar melhor filme.

Indicado para outras seis indicações, sendo: Melhor direção, Melhor atriz, Melhor ator coadjuvante, Melhor roteiro original, Melhor trilha sonora, Melhor direção de arte. Sinceramente, Os Fabelmans é um excelente filme, mas não deve levar nenhum oscar para casa, que é uma pena, mas não chega ser O filme.

“Os Fabelmans”, novo filme de Steven Spielberg. Foto: Divulgação

Tár

Acompanhamos a renomada maestro e compositora Lydia Tár, que está no auge da sua carreira enfrentando seu maior desafio profissional, enquanto enfrenta fantasmas do seu passado.

E chegamos no meu top 3, Tár é um filme sensacional, ele te prende muito e você imerge no filme e na cabeça da personagem, que é interpretada pela brilhante Cate Blanchett, ela dá inteiramente tudo de si e se entrega de uma maneira muito incrível. Eu particularmente acho o primeiro ato meio parado e o último ato meio (???) estranho. Mas é muito impressionante a humanidade que a Cate entrega para a personagem, uma performance que fica na tua mente.

Com mais cinco indicações: Melhor direção, Melhor roteiro original, Melhor fotografia, Melhor edição e Melhor atriz, Tár talvez saia com nenhum prêmio, mas é um fortíssimo candidato para melhor atriz, com a incrível Cate Blanchett.

Foto: Courtesy of Focus Features

Os Banshees de Inisherin

Acompanhamos o fim de uma amizade entre dois velhos amigos, aparentemente sem nenhuma razão aparente.

Esse filme é uma obra de arte, quase uma pintura em movimento, ele é lindo, poético, dramático, filosófico, tudo. Com uma trama simples, mas trabalhada incrivelmente bem, ‘Os Banshees de Inisherin’ dá um show de como fazer um filme. Com muito subtextos também, ele é muito incrível. Gostei muito do filme, mas não é meu favorito.

O também segundo com mais indicações com: Melhor direção, Melhor ator, Melhor ator coadjuvante duas vezes, Melhor atriz coadjuvante, Melhor roteiro original, Melhor trilha sonora e Melhor edição. Ele realmente vale cada centavo da sua experiência, você entra numa onda dentro do filme que quando vê já está conectado e muito dentro do filme. Apesar disso, ele deu azar de esse ano ter saído junto com…

Foto: Divulgação

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Vemos uma simples dona de lavanderia se envolver em um conflito multidimensional que pode destruir todo o universo.

E finalmente chegamos nele, o grandiosíssimo favorito para levar o peladão de ouro para casa, favorito a princípio de todos, tanto da crítica, quanto do público. Ele é realmente uma obra prima, não apenas dramático, mas divertido, emocionante, angustiante, lindo e com muitas mensagens. Um marco e um novo clássico do cinema, isso que tudo em todo lugar ao mesmo tempo é, e consegue ser tudo em todo lugar ao mesmo tempo com suas variadas temáticas e até mesmos estilos de filmagens, tons e enquadramentos que mudam ao longo do filme.

O filme mais indicado com 11 indicações no total: Melhor atriz (Michelle Yeoh, minha favorita), Melhor direção, Melhor trilha sonora, Melhor ator coadjuvante, Melhor atriz coadjuvante duas vezes, Melhor roteiro original, Melhor figurino, Melhor edição, Melhor canção original e claro, Melhor filme, que inclusive vai ganhar o principal prêmio da noite. Deve ganhar muitos prêmios, como melhor atriz, melhor direção, melhor ator coadjuvante, melhor roteiro original e melhor edição, também é um forte concorrente para melhor atriz coadjuvante.

Diferentemente de outras edições, o prêmio de ‘Melhor Filme’ já é esperado, a verdade é que todos os outros deram azar de cair junto com ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ porque realmente temos ótimos e belíssimos filmes nessa lista, e todos merecem sua atenção, principalmente os últimos três que falei.

Foto: Divulgação

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023