Foto: Mídia NINJA

Após adiamento e denúncia dos estudantes brasileiros nas redes sociais frente os erros apresentados no Sistema de Seleção Unificada, pode ser divulgada hoje a lista de espera do Sisu 2020 para a convocação dos aprovados a ser realizada pelas instituições de ensino. O prazo final de chamamento e efetivação da matrícula segue cronograma próprio de cada instituição.

O MEC vem recebendo duras críticas pela péssima gestão, ainda mais depois dos erros relacionados à correção Enem 2019. Weintraub chegou a afirmar que aquele havia sido “o melhor Enem de todos os tempos”.

O ministro admitiu o erro na correção do exame, que ele chamou de “inconsistências”. O erro afetou quase 6 mil candidatos. Os resultados chegaram a ser disponibilizados enquanto ainda deveria estar suspenso. O MEC confirmou o erro e disse que as listas ficaram “disponíveis por alguns minutos”.

Mesmo depois da liberação oficial dos resultados da primeira chamada, o sistema estava considerando alguns candidatos aptos para duas opções de cursos, o que elevaria as notas de corte.

A Comissão de Educação do Senado aprovou o convite solicitado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, para prestar esclarecimentos sobre os erros no Enem 2019 e a incompetência do MEC. A sessão ocorrerá amanhã (11). Randolfe afirma que, caso Weintraub não aceite o convite, buscará a aprovação de uma convocação.