O deputado Marquito (PSOL) tornou-se hoje o primeiro parlamentar com ampla trajetória no ativismo ambiental a assumir a presidência da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A escolha, por unanimidade, vem em um momento oportuno.

Em um cenário mundial de emergência climática, vê-se aumentar as preocupações e os esforços relativos à preservação e regeneração do meio ambiente. No Brasil, desastres não tão naturais expõem fragilidades estruturais. Ao mesmo tempo, o Governo Federal, agora com Lula, compromete-se com essa agenda, já obtendo avanços.

Deputado Marquito (PSOL/SC). Foto: reprodução

O deputado quer garantir que as políticas públicas federais referentes ao tema cheguem a Santa Catarina. Além disso, pretende apoiar a boa estruturação dos órgãos ambientais catarinenses e o fortalecimento da educação ambiental. “Santa Catarina também tem muita diversidade ecológica, ambiental e social, com um enorme potencial turístico que precisa ser olhado com carinho”, complementa.

Marquito considera-se ambientalista desde a adolescência, quando se apaixonou pelos acampamentos e passeios na natureza. Durante a graduação de Naturologia, conheceu a agroecologia e a permacultura. E, assim, decidiu ingressar no curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Muito do trabalho como agrônomo foi dedicado à compostagem de lixo orgânico. Em 2008, participou da criação do projeto Revolução dos Baldinhos, em uma comunidade que sofria com infestações de ratos por causa dos resíduos nas ruas. Com a compostagem, o problema foi resolvido. O projeto existe até hoje.

Em 2016, foi eleito vereador de Florianópolis, sendo o segundo mais votado. Em 2020, reelegeu-se como o mais votado da capital catarinense. Durante o mandato, presidiu a Frente Parlamentar Ambientalista, integrou a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Florianópolis e foi coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista de Vereadores do Brasil.

Como vereador, também propôs e aprovou leis inovadoras, que se tornaram referências no Brasil e no mundo, como a Lei dos Direitos da Natureza, apresentada durante a Assembleia Geral da ONU em 2022. Floripa Zona Livre de Agrotóxicos, Lei da Compostagem e Lei de Proteção às Abelhas Nativas são algumas das outras legislações de autoria dele.