Estátua de Marielle será inaugurada no mesmo dia em que a vereadora completaria 43 anos de vida. Foto: Divulgação

O Instituto Marielle Franco, criado e dirigido pela família, vai inaugurar a estátua de Marielle no centro do Rio no próximo dia 27 de julho, dia em que a vereadora completaria 43 anos de vida e dois dias depois do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

A estátua terá tamanho real, de 1,75m, de bronze, e ficará no conhecido Buraco do Lume, na Praça Mário Lago, no centro do Rio de Janeiro, lugar onde Marielle ia toda sexta-feira para prestar contas para a população sobre a sua atuação enquanto vereadora e presidenta da Comissão da Mulher da Câmara Municipal do Rio.

A inauguração contará com um evento no próprio local, na quinta-feira, dia 27 de julho, iniciando às 17h com a aula pública com intelectuais negras que será “A memória é a semente para novos futuros: legado, justiça e reparação” e em seguida, às 19h, uma batalha de poetisa sobre a defesa de memória de Marielle. Além da presença de estudantes de cursinhos pré-vestibulares comunitários, haverá um chamado público para o evento.

A estátua foi construída através de uma vaquinha virtual em 2021 que arrecadou cerca de R$ 40 mil, com 650 doações. A obra em bronze foi esculpida pelo Edgard Duvivier e é mais uma lembrança para manter viva a memória da vereadora assasinada em 14 de março de 2018 com o seu motorista Anderson Gomes. O assassinato completou quatro anos sem que se conheça o mandante do crime.

Leia mais:

Instituto Marielle Franco lança projeto para apoiar candidaturas de mulheres negras

Jardim Marielle Franco é inaugurado em Paris

Benedita da Silva: Quem mandou matar Marielle Franco?