Documentário dirigido pela atriz e cineasta Maria Ribeiro junto ao fotógrafo Loiro Cunha retrata a última semana antes da eleição presidencial de 2018

Maria Ribeiro em cena do filme Outubro

Faltando uma semana para a eleição presidencial de 2018, em clima de vira voto, Maria Ribeiro vai às ruas para registrar e investigar as tensões de um país dividido. A atriz e escritora, junto ao fotógrafo Loiro Cunha, conversa com amigos próximos e outras personalidades que incluem a candidata a vice-presidente Manuela D’ávila, a psicanalista Maria Rita Kehl, as atrizes Martha Nowill e Leandra Leal. O resultado é o documentário Outubro, lançado em 1º de abril no Canal Brasil e disponível nas plataformas Now, Vivo Play e Oi Play. Três anos depois, Maria ocupa brevemente o perfil da Mídia NINJA e retoma a conversa com uma de suas entrevistadas do filme Outubro, a escritora Antônia Pellegrino.

“Após aquele outubro, nada mais seria como antes”, diz Maria ao divulgar o filme. Para ambas, que não se encontravam há bastante tempo nesse intervalo das eleições à pandemia, rever as cenas de Outubro diante do atual cenário político brasileiro demonstra ainda mais a força, a importância e a necessidade do movimento de mulheres que encampou o #EleNão nas ruas brasileiras.

Sem uma combinação prévia de entrevistas, as mulheres que aparecem em documentário são captadas nas lentes de Maria e Loiro no vigor dos atos contra Bolsonaro e na aflição de um país que decidirá em breve um rumo sem volta. Maria relata que presenciava cenas de amigos em desespero para virar voto e a ascensão de uma extrema direita.

O documentário faz um paralelo entre a crise do país e o fim de um casamento. “A gente sabe que acabou muito antes de acabar, mas segue torcendo por uma virada”, diz Maria ao relatar a comparação. Durante todo o filme, a atriz aparece como personagem, recupera seu vestido de noiva e se “infiltra” em uma manifestação pro-Bolsonaro na Avenida Paulista. Enquanto a câmera flagra as reações ao seu gesto, ela explica a tentativa de ressignificar a indumentária.

Papo NINJA entre Maria Ribeiro e Antônia Pellegrino ocorreu nesta segunda-feira, 5.